Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO EDNALDO? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 23 de julho de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO EDNALDO?

 
Ele nasceu na belíssima e próspera cidade de Campina Grande, PB, precisamente no dia 04 de fevereiro do ano de 1969, foi por seus pais registrado como sendo EDNALDO ALVES DE SOUSA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o competente goleiro “EDNALDO”.
Ele teve a oportunidade de iniciar a sua vitoriosa carreira na base do Treze Futebol Clube, no ano de 1987, posteriormente chegando ao quadro profissional e se destacando no alvinegro da Rainha da Borborema. Em 1992 foi jogar na Agremiação Sportiva Arapiraquense, o ASA de Arapiraca disputando uma temporada no futebol alagoano. Em 1993, estava de volta para Campina Grande, dessa vez para defender as cores rubro-negras do tradicional Campinense Clube, e quando foi em 1994, EDNALDO foi disputar uma temporada no futebol baiano, precisamente com a camisa do Esporte Clube Poções, equipe do interior da cultural terra de Jorge Amado.
O nosso homenageado levou uma vida de cigano, jogando em vários clubes do Nordeste, como o Esporte Clube de Patos; Sociedade Esportiva de Sousa; Sousa Esporte Clube; Caicó Esporte Clube; Cruzeiro Futebol Clube da Bahia; Guarabira Esporte Clube; Auto Esporte Clube; Areia Branca Futebol Clube do Rio Grande do Norte e no Santa Cruz Recreativo Esporte Clube de Santa Rita.
Em todas essas equipes ele deixou a sua marca de dedicação, profissionalismo e respeito ao esporte que abraçou. No ano de 2000, vestindo o manto do Guarabira Esporte Clube ele resolveu pendurar as suas famosas luvas e passar a retribuir todo o seu conhecimento adquirido para as novas gerações.  Aliás, diga-se de passagem, ele foi campeão paraibano por três vezes: 1989 pelo Treze Futebol Clube, no Campinense Clube em 1993 e no Sousa Esporte Clube em 1994.
No ano de 2014, ele teve uma passagem no futebol coreano como treinador de goleiros daquele país. Tal intercâmbio serviu muito para melhorar e aprimorar a sua visão sobre a função do goleiro de futebol nos dias atuais. Outra excelente experiência adquirida, foi a sua participação em seis copinhas juniores da cidade de São Paulo, evento que dispensa comentários. Ele participou como treinador dos goleiros do Botafogo Futebol Clube, CSP e Confiança de Sapé.
Hoje ele mantém uma disputada escolinha de goleiro denominada de Mão Amiga, que funciona em Tibiri, em Santa Rita, e no CT do Santos Futebol Tereré Clube, em João Pessoa. Na realidade, quem o conhece sabe que ele ainda tem muito para contribuir com o nosso futebol, pois constantemente vem se aperfeiçoando.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. EDNALDO ALVES DE SOUSA, o popular goleiro “EDNALDO”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui