Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO NETO DINAMITE? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 16 de julho de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO GOLEIRO NETO DINAMITE?

Ele nasceu na belíssima e arborizada cidade de João Pessoa, precisamente no dia 12 de dezembro do ano de 1966, foi registrado por seus pais com o nome de ADAUTO FERREIRA DE PAULA NETO, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o goleiro NETO DINAMITE.
Desde criança ele gostou de jogar bola e sempre na posição de goleiro, onde se realizava efetuando defesas que chamavam a atenção dos desportistas. Tais atributos o levaram para treinar na “Maravilha do Contorno”, onde foi de imediato aproveitado e conquistou os títulos de campeão júnior, infantil e juvenil com as cores do alvinegro da estrela vermelha; passando a ser uma grande revelação da base do clube. Quando foi no início da década de 90, NETO subiu para o sonhado departamento profissional do clube, porém lá encontrou dois excelentes goleiros e ídolos da torcida, Pedrinho e Silvar. Neto passou a ser o terceiro goleiro da equipe e sem nenhuma chance de mostrar as suas qualidades.Então o clube resolveu emprestar o jovem atleta para o Nacional Atlético Clube de Cabedelo, equipe que na época disputava a nossa primeira divisão. Foi com a camisa azul e branca do time portuário que NETO estreou como jogador profissional, jogando ao lado de Maurício, Ramos, Almir, Lúcio e tantos outros bons jogadores daquela vizinha cidade.
A estreia do nosso homenageado foi justamente em um torneio início realizado no ano de 1991, no estádio Sílvio Porto, quando o Nacional de Cabedelo enfrentou o também azulino time do Guarabira Esporte Clube, que tinha trazido o famoso Roberto Dinamite, consagrado atleta para jogar e promover aquele saudoso torneio. Casa cheia, a torcida do brejo compareceu em massa para prestigiar o evento. O que ninguém esperava era que naquele jogo disputado por apenas 30 minutos, em dois tempos de 15, surgisse uma penalidade máxima para o veterano artilheiro bater.   
Roberto Dinamite, como de costume, ajeitou a bola na marca da cal, deu a necessária distância e bateu forte, seco, no canto.  O jovem e promissor goleiro NETO estirou-se todo e defendeu aquela penalidade. A torcida, que gritava o nome do artilheiro, passou a gritar o nome do desconhecido goleiro. Os cronistas João de Souza e Ivan Bezerra não perderam a oportunidade e acrescentaram o Dinamite ao nome de Neto, que daquela data em diante passou a ser chamado de NETO DINAMITE em alusão ao fato de ter defendido a penalidade máxima. Depois da experiência com a camisa do Nacional portuário, NETO DINAMITE teve a oportunidade de jogar no Auto Esporte Clube, no Santa Cruz Recreativo Esporte Clube de Santa Rita, no Atlético Clube Corinthians da cidade de Caicó – RN, no Vasco Esporte Clube do estado de Sergipe, Estudantes Sport Clube da cidade pernambucana de Timbaúba e no Esporte Clube Cruzeiro da cidade de Arapiraca, Alagoas. O nosso homenageado encerrou a sua carreira jogando no aguerrido Santos de Tereré Futebol Clube. Depois de encerrar a carreira, NETO DINAMITE assumiu a função de treinador de goleiro em várias equipes do nosso estado.
Hoje, ele trabalha na Afrafep, em João Pessoa, e exerce o cargo de treinador de goleiros do Auto Esporte Clube, onde tem a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos dentro das quatro linhas para as novas gerações.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o senhor ADAUTO FERREIRA DE PAULA NETO, o popular goleiro “NETO DINAMITE” escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui