Causos & Lendas do Nosso Futebol: REUDESMAN LOPES E A HISTÓRIA DO FUTEBOL DE CAJAZEIRAS - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 11 de junho de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: REUDESMAN LOPES E A HISTÓRIA DO FUTEBOL DE CAJAZEIRAS

No ano de 2015, o professor e desportista REUDESMAN LOPES FERREIRA lançou o seu livro intitulado “HISTÓRIA DO FUTEBOL DE CAJAZEIRAS” pela editora Real. Com 685 páginas e prefaciado pelo professor Francisco das Chagas Amaro da Silva, a belíssima obra compreende os primeiros chutes na bola até os dias atuais. O seu livro possui uma riqueza enorme de informações, fotografias e resgate histórico da terra do famoso Padre Rolim.
O livro reconstitui didaticamente o surgimento dos campos de futebol naquela cidade, tendo como destaque o estádio popular Higino Pires Ferreira, palco de grandes jogos e formação de atletas por várias décadas até a inauguração do atual estádio Perpétuo Correia Lima “O Perpetão”.  Foi com a bola rolando no antigo campo Higino Pires Ferreira que o torcedor cajazeirense viu Garrincha, em 1973, jogar com a camisa do time local em uma partida exibição contra o combinado Guarany Esporte Clube e a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, ambos de Juazeiro do Norte. Também foi naquele aconchegante campo que Cajazeiras disputou o campeonato paraibano profissional pela primeira vez, através do antigo e histórico Botafogo de Cajazeiras.  Finalmente, foi naquele gramado que surgiu e reinou o maior atleta daquela cidade e região sertaneja: Perpétuo, que posteriormente emprestaria o seu nome a atual praça de esportes daquele município.
O seu livro narra, com detalhes e com documentos o surgimento da Liga Cajazeirense de Desportos, a importância do colégio Salesiano/Diocesano Padre Rolim, o primeiro jogo internacional, o primeiro título, a eterna e valiosa disputa com a cidade vizinha de Sousa, times e campeonatos amadores e um grande número de abnegados desportistas que diariamente alicerçaram o futebol naquela cidade sertaneja.
Reudesman não esqueceu o futebol praticado na zona rural, a profissionalização do esporte e a trajetória do Atlético Cajazeirense de Desportos, com as suas conquistas a partir da década de 90 e a participação em competições a nível nacional. O surgimento e o desenvolvimento do futebol feminino e a grande contribuição da imprensa falada, escrita e televisada. Os árbitros, as personalidades e as curiosidades do futebol de Cajazeiras estão pormenorizados em suas páginas. Vale a pena adquirir um exemplar.
E como não poderia deixar de ser, mais de trinta páginas foram dedicadas ao maior jogador de futebol de Cajazeiras de todos os tempos: PERPÉTUO CORREIA LIMA, o Pelé daquela região. O autor conseguiu, com riqueza de dados, fotografias e informações nos deixar a par do surgimento, da carreira, da vida e precoce falecimento daquele que por muitos anos honrou as cores de sua cidade.
Se não bastasse essa obra tão completa, objetiva e útil de preservação da história do esporte bretão naquela cidade, o autor, mais uma vez arregaçou as mangas e criou o museu do futebol para a sua amada Cajazeiras.
Para nós torcedores, desportistas e cronistas paraibanos ficou a certeza de que o professor REUDESMAN LOPES FERREIRA, “o popular Embaixador do futebol de Cajazeiras”, escreveu o seu nome com tintas perpétuas e douradas na história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui