Presidente do Sousa quer vaga na pré-Copa do Nordeste para o clube, ao lado de Botafogo-PB e Treze - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Presidente do Sousa quer vaga na pré-Copa do Nordeste para o clube, ao lado de Botafogo-PB e Treze

Aldeone Abrantes acredita que querem prejudicar o futebol paraibano (Foto: Rômulo Melquíades / FPF-PB)
Com o fim do Campeonato Paraibano Pixbet 2022, alguns clubes vivem a expectativa, ainda para este ano, de disputar a pré-Copa do Nordeste, eliminatórias que dão quatro vagas para a fase de grupos do maior torneio regional do país. Campeão, o Campinense já sabe que vai direto para a fase de grupos ou uma eventual nova fase principal de um possível novo regulamento. Botafogo-PB e Treze entram nas fases preliminares — o Belo por ter sido vice-campeão paraibano e o Galo pelo critério do Ranking de Clubes da CBF. Mas o Sousa também vive essa expectativa.
É que o presidente do Dinossauro, Aldeone Abrantes, tem certeza que uma das vagas para a pré-Copa do Nordeste de 2023 é do clube sertanejo, caso a distribuição de vagas para as eliminatórias seja feita da mesma forma que foi realizada no ano passado. Segundo ele, a Paraíba não pode "perder" uma vaga de um ano para o outro.
Primeiro que, no campeonato deste ano, que teve a pré-Copa do Nordeste, foram quatro times da Paraíba. Vamos questionar por que estão mudando o regulamento e de repente virou três vagas. O Sousa, como é o quarto lugar no ranking da Paraíba e o terceiro do estadual, tem duas frentes para disputar — disse o dirigente.
Neste ano, o Sousa caiu nas semifinais do Campeonato Paraibano para o Campinense, e ficou com a terceira colocação geral do torneio estadual, somadas todas as fases que disputou.
O que diz o regulamento da pré-Copa do Nordeste do ano passado?
Primeiro, vale ressaltar que não dá para assegurar que não vai haver mudança de regulamento para a Copa do Nordeste do ano que vem. Mas, se acontecer de o regulamento da competição deste ano ser repetido e a distribuição de vagas também, pelos critérios adotados nas eliminatórias do ano passado, apenas Botafogo-PB e Treze têm direito a disputar o pré-Nordestão neste ano.
Regulamento da última Pré-Copa do Nordese (Foto: Reprodução)
Como dito acima, o Campinense, como campeão estadual, se mantido o regulamento da Copa do Nordeste deste ano para 2023, está garantido direto na fase de grupos da competição regional. O Botafogo-PB, com o vice-campeão, entra nas eliminatórias do torneio pelo critério 1, que garante aos melhores colocados de cada um dos nove estaduais do Nordeste uma vaga no pré-Nordestão, já excluindo, no caso da Paraíba, o campeão estadual, que já vai para fase de grupos.
O Treze teria direito a disputar as eliminatórias por atender ao critério 3 de classificação para a pré-Copa do Nordeste, que estabelece vagas para os melhores colocados de cada estado no ranking nacional de clubes, já excluindo todos os classificados em critérios anteriores, no caso da Paraíba, já excluindo Raposa e Belo.
O último critério, no caso da atual temporada, em que o Sousa poderia se encaixar, seria nas últimas vagas para as eliminatórias, que ficam com três clubes da região, já excetuando todos os times que se classificaram por critérios anteriores a ele, melhores colocados no ranking nacional de clubes. O Sousa, neste ano, no entanto, não está entre os três melhores.

Por Pedro Alves 
GE João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui