Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DE CHOCOLATE? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 21 de maio de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DE CHOCOLATE?

Foto: Divulgação
Ele nasceu na prazerosa e então verde cidade de João Pessoa, precisamente no dia 22/02/1961, foi por seus pais registrado com o nome de OZIVALDO DE SANTANA SILVA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o versátil meio campista “CHOCOLATE”, garoto que logo cedo despontou nos campos de peladas do Bairro da Torre.
Em 1970, ele integrava o quadro infantil do Esporte Clube União, equipe que pertencia ao jornal e gráfica A União e era presidida pelo abnegado Seu Costeira. Quando foi no ano de 1971, Chocolate, que residia na Torre, foi negociado para o Íbis Futebol Clube, presidido por Dimas Medeiros e que era sediado no mesmo bairro. No início da década de 70, o nosso homenageado foi um dos destaques no campeonato paraibano de base, nas antigas categorias infantil e juvenil vestindo a tradicional camisa rubro-negra do pássaro preto da torrelândia.
Quando foi no ano de 1979, o seu futebol já era bastante elogiado e várias equipes procuravam obter o seu passe. Naquela época, ele foi convocado por quatro vezes para vestir as cores da seleção paraibana juvenil. O Botafogo Futebol Clube saiu na frente e adquiriu o seu atestado liberatório trocando por material esportivo, prática corriqueira na época. Chocolate foi para a Maravilha do Contorno para integrar o departamento amador, porém treinando junto com os profissionais e sob os cuidados do experiente treinador Paulo Mendes. A sua ascensão ao quadro profissional não demorou, e quem estava acostumado a vê-lo nos jogos preliminares passou a vê-lo nas partidas principais, mostrando toda a sua habilidade ao lado de atletas já consagrados no clube fundado por Beraldo de Oliveira. Foi no alvinegro da estrela vermelha que Chocolate conquistou o título de campeão paraibano de 1984, ao lado de Deca, Pavão, Julival, Rocha, Carioca, Zito, Mariano, Carlinhos Mocotó, Bitonho, Jorge Luís, Zé Alberto, Pedrinho, Noé Macunaíma e tantos outros comandados pelo treinador Erandir Montenegro.
Chocolate também jogou no Auto Esporte Clube, Santa Cruz Recreativo Esporte Clube da cidade de Santa Rita e no Paulistano Futebol Clube, da cidade de Paulista, interior pernambucano. Hoje, acima de sua experiência dos bem vividos 61 anos, ele lembra com saudade dos treinadores Caiçara, Pedrinho Rodrigues, Zé Lima e dos companheiros das quatro linhas.  E para matar a saudade da sua companheira redonda que o acompanha desde a época de criança, Chocolate veste a camisa da Associação Recreativa de Futebol SUB 100 e a serve de bandeja deixando os imortais da bola cara a cara com o goleiro adversário.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos ficou a certeza de que o Sr. OZIVALDO DE SANTANA SILVA, o popular “CHOCOLATE” escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui