Causos & Lendas do Nosso Futebol: CENTO E SETE ANOS DE GLÓRIAS! - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 16 de abril de 2022

Causos & Lendas do Nosso Futebol: CENTO E SETE ANOS DE GLÓRIAS!

“Pelos campos do Brasil, a raposa a correr,
Vitórias glórias mil, garra e raça para valer”.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Quando aquele grupo de 28 homens resolveu fundar o Campinense Clube, precisamente no dia 12 de abril de 1915, pensava apenas em preencher um espaço vazio na cidade, fundando uma associação recreativa dançante para reuniões da então sociedade aristocrática da Serra da Borborema. Era a época do algodão, produto que foi a base da transformação da cidade de Campina Grande. O clube nasceu com a finalidade de congregar e oferecer recreação a essa parcela de campinenses denominados de aristocráticos e que tinham a cartola como símbolo.
Cinco anos depois de sua fundação, resolveram criar um departamento de futebol, não com o intuito de disputar competições, mas apenas e restritivamente para diversão de seus associados. Esse departamento só durou um ano e foi extinto, outras tentativas de reabrir o departamento de futebol não lograram êxito. Em 1954, a Raposa reativou o seu futebol amador, com várias categorias de base, e em 1958 criou o departamento de futebol profissional e já em 1960 disputou o campeonato paraibano de profissionais e conseguiu ser o campeão. Tal feito, empolgou os dirigentes e sócios rubro-negros que seguidamente conquistaram os títulos de 1961, 62, 63, 64 e 65. Com essa performance, os aristocráticos conseguiram a marca inédita, até hoje, do hexacampeonato. Seus jogos eram disputados no antigo estádio municipal Plínio Lemos. Seu quadro de associados e torcedores havia crescido, a Raposa já era, a sua mascote, as cores vermelha e preta, com os dois CC em cima do coração já eram respeitadas e conhecidas nos nove estados nordestinos. O clube já tinha caído no gosto popular e sido massificado. A aristocracia ficou apenas na parte histórica.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foi o Campinense Clube, quem primeiro representou a Paraíba em competições nacionais, quando disputou a Taça Brasil em 1961, a segunda divisão em 1971, a elite do antigo campeonato nacional, em 1975, já com o advento da inauguração dos estádios Almeidão e Amigão.  Com um esforço enorme de sua torcida e união de sua diretoria, o clube construiu e inaugurou em 2006 um enorme patrimônio, que foi a aquisição do Estádio Renato Cunha Lima, o Renatão, passando a mandar pequenos jogos naquela praça de esportes que possui concentração, academia e demais estruturas.
E para coroar um time vencedor e de vanguarda, em uma inédita conquista para o nosso estado, a Raposa conquistou a Copa Nordeste de 2013, com uma campanha memorável e um time que teve o seu sistema de jogo comparado ao time espanhol do Barcelona, tamanho era o seu refinado toque de bola.
Parabéns, Campinense Clube, 107 anos de glórias e conquistas!

Por Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui