Suspensão de competições e perda de patrocínios: veja as sanções ao futebol russo após invasão à Ucrânia - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 8 de março de 2022

Suspensão de competições e perda de patrocínios: veja as sanções ao futebol russo após invasão à Ucrânia

Golovin Dzyuba Rússia Chipre eliminatórias Euro Eurocopa 2020 (Foto: Yiannis Kourtoglou/Reuters)
Dias após as forças militares russas invadirem a Ucrânia, o futebol do país coleciona retaliações, dentro e fora dos campos. A mais impactante é a exclusão da Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, no fim deste ano.
Outras decisões atingem a seleção feminina, clubes e até mesmo empresas do país ligadas ao futebol. As retaliações esportivas, no entanto, podem ser revistas pelas entidades em caso de mudança no panorama do conflito na Ucrânia. Confira todas as sanções:
COPA DO MUNDO DE 2022
A Fifa excluiu a Rússia das Eliminatórias da Europa. Com isso, a Polônia, que enfrentaria a seleção russa no dia 24 de março, pela repescagem da Uefa, já está classificada para jogar no dia 29 contra o vencedor de Suécia x República Tcheca por uma das últimas três vagas europeias no Mundial do Catar. A Federação Russa apelou à Corte Arbitral do Esporte contra a decisão. Confira a tabela da repescagem das Eliminatórias da Europa.
LIGA EUROPA
O Spartak Moscou foi eliminado da Liga Europa, que está nas oitavas de final. O time russo iria enfrentar, nos dias 10 e 17 de março, o RB Leipzig, que ganha assim a vaga nas quartas de final. Veja a tabela completa da competição.
EUROCOPA FEMININA
A Rússia estava classificada para a Eurocopa Feminina, que será disputada na Inglaterra, em julho deste ano, mas também acabou excluída do torneio. A expectativa, ainda não confirmada pela Uefa, é que Portugal, derrotado pela Rússia nos playoffs das eliminatórias, herde a vaga.
FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES
Um dos primeiros desdobramentos esportivos da invasão à Ucrânia foi a decisão da Uefa de retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo, uma das cidades mais importantes da Rússia. A decisão, no dia 28 de maio, foi levada para Paris.
JOGADORES E TREINADORES
A Fifa liberou os jogadores e treinadores estrangeiros de clubes russos e ucranianos a assinarem com outras equipes. Seus contratos estão suspensos até o final da temporada. Quem atua na Rússia tem até o dia 10 de março para entrar em acordo com seu clube.
PERDA DE CONTRATOS E PATROCÍNIOS
A Gazprom, empresa estatal russa do ramo de energia, teve dois contratos de patrocínio rompidos. Primeiro, o Schalke 04, da segunda divisão alemã, anunciou o fim da parceria de 15 anos. Depois, a Uefa também decidiu encerrar o contrato com a empresa, que patrocinava competições da entidade desde 2012. O compromisso ainda tinha duração de duas temporadas e renderia 66 milhões de euros (R$ 455 milhões) à Uefa.
Na Inglaterra, o Manchester United encerrou seu patrocínio com a empresa aérea russa Aeroflot, que tem o governo russo como acionista majoritário. A companhia de aviação estava ligada ao clube inglês desde 2013.
A Adidas, que fornecia o material esportivo da seleção russa, "suspendeu a parceria com efeitos imediatos".
A LFP anunciou a suspensão do contrato de transmissão do Campeonato Francês na Rússia.
A Premier League suspendeu o contrato de transmissão do Inglês na Rússia.
O atacante Lewandowski rompeu contrato com empresa chinesa que teria apoiado a Rússia contra Ucrânia.
ABRAMOVICH DEIXA O COMANDO DO CHELSEA
Dono do Chelsea há quase 20 anos, o bilionário russo Roman Abramovich anunciou sua saída e colocou o clube à venda, que passa a ser gerido pelo conselho da fundação de caridade dos Blues. Até a conclusão da operação, Abramovich segue como dono do Chelsea, apenas afastado das decisões do dia a dia. Embora não tenha sido uma punição, e sim uma decisão própria do empresário, o anúncio foi feito após a invasão da Ucrânia, quando bilionários russos residentes na Inglaterra passaram a correr risco de terem suas contas bloqueadas.

Por Redação do GE
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui