Do calor de Juru ao inverno chinês: Robelson Lula será o representante da Paraíba nas Paralimpíadas de Inverno - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 1 de março de 2022

Do calor de Juru ao inverno chinês: Robelson Lula será o representante da Paraíba nas Paralimpíadas de Inverno

  
Foto: Ale Cabral/CPB
Os Jogos Paralímpicos de Inverno terão início na próxima sexta-feira (4), em Beijing, na China, e será a primeira vez que a delegação brasileira contará com seis atletas nas disputas pelas medalhas de ouro. Um deles é o paraibano Robelson Lula, de 28 anos, natural da cidade de Juru, no Sertão do estado, que tentará chegar ao lugar mais alto do pódio nas disputas do paraesqui cross-country.
Antes de tudo, é preciso entender no que consiste a modalidade do esporte invernal. O paraesqui cross-country é praticado por homens e mulheres com algum tipo de deficiência física ou visual desde a primeira edição das Paralimpíadas de Inverno, em 1976. A lógica da disputa é a mesma do esqui cross-country olímpico, com provas de velocidade, onde os atletas largam e percorrem um trajeto que combina subidas, descidas e trechos planos. O vencedor é aquele que completar esse percurso no menor tempo possível.
Cientes de no que se baseia a modalidade, talvez venha a pergunta inevitável: como um cidadão de Juru, no Sertão da Paraíba, onde a temperatura média figura na casa dos 30º graus, cruzou o mundo para disputar um esporte na neve? A resposta começa em 2005, quando, com apenas 11 anos de idade, Robelson perdeu a perna direita em decorrência de um osteosarcoma, câncer que se desenvolve nos ossos. Alguns anos após esse episódio, mudou-se para a cidade de São Carlos, no interior paulista, onde conheceu a modalidade.
A iniciação no esqui cross-country se deu após ele participar de uma palestra ministrada pelo coordenador da Confederação Brasileira de Desporto na Neve, o ex-esquiador Leandro Ribela. O estímulo o fez conhecer o projeto Brasil na Neve, o que o levou às primeiras viagens internacionais. Em 2019, o paraibano foi considerado revelação do ranking nacional no para-rollerski (esqui sobre rodas). 
Dos — em média — 30 graus de Juru aos -11 graus das montanhas de Zhangjiakou, cidade chinesa a 180 quilômetros de Pequim, escolhida para receber as provas de esqui cross-country, há uma diferença significativa. E isso é motivo de muito orgulho para a família de “Robinho”, como é carinhosamente chamado.
“Minha família lá na Paraíba pergunta bastante, pede para levar neve para eles lá, mas como eu levo neve para lá? Vai chegar tudo descongelado. Mas eu tenho certeza que é motivo de muito orgulho para eles eu estar aqui hoje”, afirmou.
 Atual 29º colocado no ranking mundial do paraesqui cross-country, Robelson terá ao seu lado na disputa outros dois grandes brasileiros que são referência no esporte: Cristian Ribera, atual vice-campeão mundial da modalidade, e Guilherme Rocha, atualmente na 24ª posição do ranking mundial. 
Os Jogos Paralímpicos de Inverno serão disputados por 10 dias, de 4 a 13 de março, com atletas competindo em 78 eventos diferentes em seis esportes, por sua vez em duas disciplinas: esportes na neve (esqui alpino, esqui cross-country, biatlo e snowboard) e esportes de gelo (para hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas).

Por Pedro Pereira
Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui