Atlético-MG reúne dossiê para CBF reconhecer o título de 1937 e ser considerado Tri da Série A - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Atlético-MG reúne dossiê para CBF reconhecer o título de 1937 e ser considerado Tri da Série A

Arquivo/Biblioteca Nacional
Não é uma ação inédita no Atlético-MG, mas renasceu. Após a conquista do Brasileirão 2021, a diretoria do clube monta um dossiê para entregar à CBF. O objetivo é provar que a conquista de 1937, que batizou o Galo de "campeão dos campeões", seja considerada o primeiro título brasileiro da história. O que transformaria o Atlético em tricampeão.
O presidente Sérgio Coelho revelou a intenção em entrevista ao canal do jornalista Breno Galante. O ge apurou que há movimentações no clube, envolvendo até a parte jurídica, a fim de enviar à CBF uma coleção de documentos e provas de que a Copa dos Campeões de 1937 tinha peso de troféu nacional. O principal argumento é demonstrar como a mídia esportiva da época tratou a façanha.
Em resumo, o Atlético foi campeão mineiro de 1936, vencendo a disputa contra o Siderúrgica. O futebol brasileiro estava em processo de profissionalização. A antiga CBD (que viraria CBF) cuidava apenas da seleção brasileira. O futebol nacional ficava nas mãos da FBF (Federação Brasileira de Futebol). No início de 1937, houve a elaboração do torneio envolvendo os campeões estaduais de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro (então capital federal).
O Atlético disputou jogos de ida e volta contra o poderoso Fluminense, o Rio Branco e a Portuguesa. Foram seis jogos, com quatro vitórias, uma derrota e um empate. A estreia aconteceu de forma desastrosa. Goleada do Flu por 6 a 0 nas Laranjeiras.
"Tendo a aprovação da CBF, nós vamos comemorar esse título, como os demais clubes que receberam, comemoraram também" (Sérgio Coelho)
Depois, empate contra o representante do Espírito Santo. O Galo fez valer os três jogos seguidos em casa e venceu todos. Ao derrotar o Rio Branco por 5 a 1 em 3 de fevereiro de 1937, garantiu o título que viraria a quarta estrofe do hino oficial do clube, composto por Vicente Motta.
"Nós somos Campeões do Gelo
O nosso time é imortal
Nós somos Campeões dos Campeões
Somos o orgulho do esporte nacional"
Veja abaixo as repercussões nas mídias da época sobre a conquista do Atlético. Em 1971, quando o Galo conquistou o primeiro torneio chamado de Campeonato Nacional, o jornal O Globo já mencionava que o clube havia vencido o "primeiro brasileiro" em 1937.
O Globo de 4 de fevereiro de 1937 (Foto: Reprodução/Jornal O Globo) 
Jornal dos Sports de 4 de fevereiro de 1937 (Foto: Reprodução/Jornal dos Sports)
Jornal Estado de Minas de 4 de fevereiro de 1937 (Foto: Reprodução/Estado de Minas)

Por Redação do GE
Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui