Catar usou ex-agente da CIA para espionar Fifa antes de ser escolhido como sede da Copa, diz agência - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Catar usou ex-agente da CIA para espionar Fifa antes de ser escolhido como sede da Copa, diz agência

Marco de um ano para a Copa do Mundo foi celebrado recentemente no Catar (Foto: Reuters)
País-sede da Copa do Mundo do ano que vem, o Catar usou um serviço de espionagem de um ex-agente da CIA no intuito de obter vantagem para receber a principal competição de futebol entre seleções. As informações foram publicadas pela agência Associated Press (AP).
O serviço foi feito ao longo de anos por Kevin Chalker, ex-oficial de operações da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos. Entre os alvos estavam membros que escolheram o local da Copa, ainda em 2010. Vale lembrar que essa escolha passou por investigação por conta de acusações de corrupção, mas a Fifa absolveu o país em 2015.
A AP cita que a investigação foi baseada em entrevistas com ex-associados de Chalker, além de contratos, faturas, e-mails e uma revisão de documentos comerciais. O trabalho realizado incluiu acompanhar a oferta de uma nação rival na disputa pelo Mundial de 2022 e contatos próximos com pessoas que participaram da votação do país-sede.
Chalker ainda prometeu que poderia ajudar o país a "manter o domínio" sobre sua população de trabalhadores estrangeiros. Hoje vivem no Catar cerca de 2,8 milhões de pessoas, das quais apenas 300 mil são cidadãs.
Autoridades do governo do Catar e da Fifa não comentaram a respeito da notícia. O ex-agente da Cia emitiu um comunicado dizendo que suas empresas "nunca se envolveriam em vigilância ilegal".
A Copa do Mundo do Catar acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. Já são 12 seleções garantidas, além do país-sede: Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda e Argentina.

Por Redação do GE
Doha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui