Mesmo sem disputar a 2ª divisão, Esporte de Patos pede ao TJDF-PB para não ser rebaixado - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Mesmo sem disputar a 2ª divisão, Esporte de Patos pede ao TJDF-PB para não ser rebaixado

O TJDF-PB recebeu uma ação do Esporte Clube de Patos, em que o clube pede para para não ser rebaixado, mesmo sem jogar a 2ª Divisão em 2021 (Foto: Raniery Soares / Jornal da Paraíba)
A desistência do Esporte de Patos em disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano deste ano trará um prejuízo para região do Sertão da Paraíba, que é não ter um representante na competição, algo que não foi visto nas últimas temporadas. Mas, para evitar algo pior, a diretoria do Patinho Terror do Sertão entrou com um pedido junto ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) para, mesmo sem jogar, permanecer na Segundona estadual na próxima temporada.
Esse foi um dos questionamentos feitos pelos torcedores alvirrubros em grupos de aplicativos de conversas, após a diretoria do clube anunciar que o time desistiu de brigar pelo retorno à elite do futebol paraibano no próximo ano.
Segundo apuração feita pelo ge, na ação, a diretoria alega que os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus e outros problemas relacionados a finanças e a estrutura do Estádio José Cavalcanti, onde o time disputa seus jogos, fizeram com que se criasse um motivo de força maior e assim o clube desistisse da competição.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) aguardará um parecer do TJDF-PB sobre a ação judicial, para se pronunciar em relação ao caso.
Sobre uma possível punição ao Esporte, por não disputar a 2ª divisão, é importante destacar que o Regulamento Específico da competição diz apenas, em seu parágrafo 4º do Artigo 8º, que "o clube que faltar a partida programada na tabela perderá por W x O, ou seja, 3 x 0 para efeito de contagem de saldo de gols, e será punido com a exclusão do campeonato, como também punição administrativa de 02 (dois) anos sem participar do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, exceto em caso fortuito ou força maior".
Nota da diretoria do Esporte de Patos anunciando a desistência da 2ª Divisão do Paraibano (Foto: Divulgação / Esporte de Patos)
Mas um item que pode apontar para uma possível punição ao Esporte de Patos está no Art. 62 do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, considerado a carta magna de todos os eventos esportivos de futebol profissional do Brasil. O trecho do documento diz que "se uma equipe abandonar, for excluída ou eliminada pela Justiça Desportiva de uma competição, ficará automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF, em qualquer categoria ou divisão". O texto segue: "Entende-se também como abandono a desistência da disputa de uma competição após a publicação definitiva da tabela e regulamento correspondente".
Nesse caso do Esporte de Patos, a publicação da tabela definitiva ainda não foi feita, visto que ainda não há datas e horários confirmados.
O presidente do clube, Dário Leitão, em entrevista ao ge, justificou que o único motivo para a desistência do Esporte de Patos foi relacionado às questões financeiras.
O motivo da nossa desistência foi única e exclusivamente financeiro. Tive dificuldade em conseguir patrocinadores, o que conseguíamos com certa facilidade em anos anteriores. Iniciamos a montagem de um elenco qualificado, com atletas do estado e alguns de fora, mas o dinheiro não chegou. Tivemos o apoio do poder público de Patos, de alguns outros amigos, mas não chegamos ao que precisávamos. Então, com a experiência que eu e minha família temos à frente do Esporte, decidimos por não seguir com o projeto para 2021 — afirmou Dário.
Contudo, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, disse que o fato de o Estádio Municipal José Cavalcanti não ter condições de receber público, por causa da reforma que está sendo feita na praça esportiva desde 2019, foi determinando para a desistência do Esporte. A afirmação foi feita durante uma reunião da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios realizada nesta quarta-feira.
Foi uma série de motivos para o time sair do campeonato, mas o fato de não ter torcida no estádio por causa da reforma foi o que fez o Esporte desistir, pois seria a única equipe que jogaria sem torcida — disse Michelle.

Por Raniery Soares 
GE João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui