Morre o ex-goleiro do Botafogo-PB Lula, pivô de polêmica sobre o gol mil de Pelé - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Morre o ex-goleiro do Botafogo-PB Lula, pivô de polêmica sobre o gol mil de Pelé

Morre o ex-goleiro Lula, pivô de polêmica sobre o gol mil de Pelé (Foto: Reprodução / TV Globo)
O ex-goleiro Luís Marques, mais conhecido como Lula, morreu nesta quinta-feira, na cidade de Itabaiana, no interior da Paraíba. Ele marcou época vestindo a camisa do Botafogo-PB, mas se notabilizou mesmo foi por se envolver em uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro: foi ele ou Andrada, do Vasco, quem sofreu o milésimo gol de Pelé?
A informação sobre a morte de Lula foi confirmada por Marcos Antônio, que é diretor de Esportes da Prefeitura de Itabaiana, cidade onde vivia o ex-goleiro. O ex-goleiro tinha 74 anos, estava internado em um hospital público da cidade e morreu vítima de uma infecção generalizada. O velório será em Itabaiana e o sepultamento na tarde desta sexta-feira, no cemitério da cidade.
Polêmica sobre o gol mil de Pelé
Lula se tornou nacionalmente conhecido a partir de 14 de novembro de 1969, dia em que, vestindo a camisa do Botafogo-PB, enfrentou o Santos de Pelé no Estádio Olímpico, atual Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. Tratava-se de um amistoso festivo, para a entrega de faixas ao time paraibano, que havia conquistado recentemente o bicampeonato estadual. E o Rei do Futebol estaria em campo, com 998 gols marcados na carreira, à caça do milésimo.
Aquela partida terminou com vitória do Peixe por 3 a 0. Pelé marcou um dos gols, o de número 999 na sua carreira. E, cinco dias mais tarde, no Maracanã, contra o Vasco, venceu o goleiro Andrada, de pênalti, para marcar o gol mil e escrever mais um capítulo na história. Pelo menos é essa a versão mais propagada dos fatos. Mas há quem garanta que o milésimo gol do Rei foi marcado mesmo contra o goleiro Lula, do Botafogo-PB, em João Pessoa, e não contra o goleiro Andrada, do Vasco, no Rio de Janeiro.
É que o jornalista Valmir Storti se debruçou por três meses em uma vasta pesquisa, recontando os gols de Pelé. E encontrou um gol perdido, marcado pelo Rei em 1959, que não foi considerado na contagem oficial.
Na época, o jogo não estava registrado na lista oficial. Foi uma partida pelo Sul-Americano Militar, contra o Paraguai. Seria um gol banal, mas ganhou uma importância incrível, porque, 10 anos depois, ele fez o milésimo, e esse gol que faltou mudou o que seria o gol mil dele — declarou o jornalista ao Esporte Espetacular, em 2019.
Após esse adendo na história, há quem acredite piamente que quem sofreu o milésimo gol de Pelé foi mesmo o goleiro Lula. O historiador Raimundo Nóbrega, por exemplo, e o locutor Eudes Toscano, que narrou aquele Botafogo-PB x Santos em João Pessoa, são convictos ao afirmarem que presenciaram o gol mil do Rei do Futebol na capital paraibana (assista no vídeo abaixo).
E um dos registros de Lula, guardados há mais de uma década, revela um recado que ele recebeu de Pelé antes daquele gol controverso. Antes de entrarem em campo naquele 14 de novembro de 1969, para o amistoso entre Botafogo-PB e Santos, o já consagrado Rei do Futebol provocou:
Antes de iniciarmos a partida, fomos cumprimentar cada um e, quando eu e Pelé ficamos frente a frente, ele me disse: "Garoto, é hoje o dia. Se cuide para não levar o gol, porque hoje eu vou tentar fazer" — lembrou Lula, em entrevista concedida ao Jornal da Paraíba, em 2009.

Por Cadu Vieira e Raniery Soares 
GE João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui