Ídolo do Benfica, Rui Costa assume presidência do clube em meio a escândalo de corrupção - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 10 de julho de 2021

Ídolo do Benfica, Rui Costa assume presidência do clube em meio a escândalo de corrupção

Ídolo do Benfica, Rui Costa assume presidência do clube em meio a escândalo de corrupção (Foto: AFP)
Ídolo do Benfica e ex-jogador da seleção portuguesa, Rui Costa é o novo presidente do clube lisboeta. Ele assume o lugar de Luis Filipe Vieira que, após ser preso na última quarta-feira por suposto envolvimento em um esquema de corrupção, pediu licença do cargo.
Apelidado de "maestro", o ex-meia Rui Costa encerrou a carreira em 2008 e, desde então, vem trabalhando como dirigente no Benfica. No ano passado, assumiu a vice-presidência do clube após a reeleição de Vieira, que foi responsável pelo retorno do técnico Jorge Jesus aos Encarnados.
- Sou o presidente do Sport Lisboa e Benfica na exata medida dos estatutos do clube. Assumo a liderança com o mesmo orgulho, a mesma paixão e compromisso com que vesti pela primeira vez a camisa do nosso Benfica. Decidi fazer a minha apresentação enquanto presidente no meio do gramado onde vivi dos momentos mais felizes da minha vida. Tudo darei de mim para que o clube seja cada vez maior - disse Rui Costa, em pronunciamento feito no estádio da Luz, em Lisboa.
- Sei da responsabilidade que assumo, sei o que os benfiquistas esperam de mim, sei o que os benfiquistas esperam de quem está nesta posição. Os tempos são desafiantes, são tempos de nos unirmos em prol do Benfica. Meu foco e meu lema sempre foi ganhar. Quero um Benfica forte e unido e trabalharei para que isso aconteça. Viva o Benfica - acrescentou.
- Em breve teremos tempo para conversar e analisar a situação atual do clube - limitou-se a dizer Rui Costa, cujo anúncio não foi compartilhado nas redes sociais do Benfica.
Luis Filipe Vieira, responsável pelo retorno de Jorge Jesus ao Benfica, no ano passado estaria envolvido em um esquema de corrupção junto ao empresário José Antonio dos Santos, o maior acionista privado do Benfica, com 16,33% das ações do clube. Conhecido como "Rei dos Frangos" em Portugal, o milionário é amigo pessoal do presidente do Benfica e teria sido beneficiado na venda de parte de suas ações ao próprio clube.
Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Vieira e outras três pessoas – o filho Tiago, e os empresários José António dos Santos e Bruno Macedo – "são suspeitas de estarem envolvidas em negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para sociedade".
Foi com Luis Filipe Vieira que Jorge Jesus teve sua primeira passagem pelo clube, entre 2009 e 2015, quando fez sucesso e conduziu o time a três títulos do Campeonato Português, além de duas decisões na Liga Europa. O mandatário foi o responsável direto pelo retorno do treinador, no meio do ano passado, meses depois de o Mister renovar seu contrato com o Flamengo. Amigo pessoal de Jesus, Vieira ligou para o comandante e o convenceu a retornar a Portugal - indo buscá-lo no Brasil, inclusive.
Vieira estaria envolvido em um esquema que teria feito o empresário lucrar 11 milhões de euros (R$ 68,4 milhões) na venda das ações, feita por um total de 32 milhões de euros (R$ 198,9 milhões). O negócio levantou a suspeita da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e, desde então, a operação vem sendo investigada, com o presidente se tornando alvo direto das suspeitas.
O Ministério Público português acredita que Vieira usou seu cargo de presidente para que o amigo lucrasse diante do movimento do Benfica de tentar aumentar a fatia que pertence ao próprio clube entre o capital dividido pelos acionistas da Sociedade Anônima Desportiva (SAD). O Benfica, que hoje tem 67% de sua SAD, quer chegar a 95%.
A "TVI" afirma que, antes disso, o "Rei dos Frangos" teria recomprado uma dívida de 8 milhões de euros de Luis Filipe Vieira com um banco, impedindo que ele fosse à falência em meio ao processo eleitoral no Benfica, no ano passado. Possíveis dívidas ativas poderiam impedir a candidatura de Vieira, que acabou reeleito com 62,59% dos votos em outubro do ano passado.
Assim, o presidente e o empresário se tornaram suspeitos de crimes como fraude ao Fundo de Resolução Bancária, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. O caso aumenta a pressão sobre Vieira, que, apesar de reeleito no ano passado, se tornou alvo dos protestos de torcedores nos últimos anos - justamente por outras investigações. Ele ocupa o cargo de presidente do Benfica desde novembro de 2003.

Por Redação do GE
Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui