Atleta brasileiro candidato a medalha no Levantamento de Peso é pego no doping - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Atleta brasileiro candidato a medalha no Levantamento de Peso é pego no doping

Fernando Reis no Pan de Lima (Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br)
Fernando Reis, do levantamento de peso, foi flagrado no exame antidoping às vésperas das Olimpíadas de Tóquio. O atleta, um dos favoritos a medalha nos Jogos, embarcaria para o Japão na próxima semana. A Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, em nota oficial, confirmou a suspensão provisória de Fernando após testar positivo para o Hormônio do Crescimento, em exame feito no dia 11 de junho. O Comitê Olímpico do Brasil ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fernando é atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, foi quinto colocado nas Olimpíadas do Rio e bronze no Mundial de 2018, sempre na categoria pesado. Esse currículo, por si só, já o credenciaria como candidato ao pódio em Tóquio. Advogado do atleta e especialista em casos de doping, Marcelo Franklin afirmou que tomará medidas para provar a inocência de Fernando Reis.
- O que eu posso dizer é que ele é um dos atletas mais testados do mundo. Só nos últimos meses, ele fez mais de dez exames, todos sem problema nenhum. Então, será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida. Não nos manifestaremos mais sobre esse caso até o fim do julgamento de modo a preservar a imagem do atleta. Tomaremos medidas urgentes - afirmou o advogado.
Em março, Fernando Reis herdou a medalha de bronze do Mundial de 2018. O resultado foi modificado após a desclassificação oficial do uzbeque Rustam Djangabaev, provisoriamente suspenso desde abril de 2019 após testar positivo em exame antidoping. Fernando se tornou, então, o primeiro atleta do Brasil na história a conquistar uma medalha na competição.
O Mundial de 2018 foi disputado em Ashgabat, no Turcomenistão. Na ocasião o brasileiro terminou a disputa em quarto lugar com 436kg na soma arranco + arremesso, contra 447kg do uzbeque na categoria +109kg. O campeão foi Lasha Talakhadze, da Geórgia, que levantou 474kg, e a prata ficou com Gor Minasyan, da Armênia, com 450kg. A conquista é a mais importante da carreira de Fernando, que é tricampeão Pan-Americano (Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019) e ficou em quinto lugar na Rio 2016.
Fernando Reis já passou por uma suspensão por doping na carreira. Em 2011, o atleta foi flagrado em exame no Campeonato Nacional Universitário, em Shrevport, nos Estados Unidos. À época, ele testou positivo para a substância metilhexanamina, segundo nota divulgada pela Agência Antidoping Americana (Usada, em inglês). No mesmo ano, porém, voltou às competições e conquistou o ouro no Pan de Guadalajara.
Confira a nota oficial da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.
O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.
A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.

Por Bárbara Coelho 
GE Tóquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui