Sporting é campeão português depois de 19 anos; festa e confusão nos arredores do estádio - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Sporting é campeão português depois de 19 anos; festa e confusão nos arredores do estádio

Foto: Pedro Nunes/Reuters
Depois de 19 anos e uma longa hegemonia de Porto e Benfica, Portugal é do Sporting. Os Leões venceram o Boavista por 1 a 0, nesta terça-feira, e garantiram o título do Campeonato Português com duas rodadas de antecedência. A última conquista do Alviverde de Lisboa havia sido na temporada 2001/02. O time de Rúben Amorim agora tenta fechar a campanha invicto.
A ansiedade dos “adeptos”, como são chamados os torcedores em Portugal, ficou evidente antes mesmo da bola rolar. Milhares se reuniram nos arredores do estádio José Alvalade para receber a delegação do Sporting, acompanhar a partida e, depois, comemorar o título juntos. Mas houve confusão.
Formado no Sporting, Cristiano Ronaldo não perdeu a chance de dar os seus parabéns para a equipe. O ídolo português publicou uma mensagem nas redes sociais na qual cumprimenta os campeões. O jogador fez 33 partidas pelos Leões no início de sua carreira antes da transferência para o Manchester United. A mãe do craque, Dolores Aveiro, também vibrou com o título.
Em campo, o time do jovem técnico Rúben Amorim dominou o Boavista, mas ficou com uma vitória magra. O gol do triunfo saiu aos 36 minutos da etapa inicial. Nuno Santos apareceu pela esquerda, cruzou rasteiro, e Paulinho completou na pequena área: 1 a 0.
O time campeão tem quatro brasileiros no elenco. O goleiro Renan Ribeiro, ex-São Paulo, e o atacante Luiz Phellype, que se recuperou recentemente de lesão, não foram relacionados nesta terça. O lateral Matheus Reis, ex-Bahia e São Paulo, e o jovem meia Matheus Nunes, que se formou profissionalmente em Portugal, entraram na segunda etapa diante do Boavista.
Rúben Amorim, de 36 anos, agora vai tentar levar o Sporting ao inédito título invicto na história do clube. Os Leões alcançaram os 82 pontos e têm 25 vitórias e sete empates em 32 rodadas. Faltam mais duas para o fim do campeonato. Apenas três vezes houve um campeão invicto em Portugal: o Porto, em 2010/11 e 2012/13, e o Benfica, em 1972/73.
O Sporting conquista o seu 19º título, o 23º, se contadas as edições da era amadora. O time é o terceiro com mais taças na história. No ranking geral, ainda está atrás do rival Benfica, que tem 37 títulos, e do Porto, que tem 29, todos da era profissional. Apenas Belenenses, em 1945/46, e Boavista, em 2000/01, se infiltraram no trio e também foram campeões portugueses.
Também nesta terça, o Benfica, de Jorge Jesus, venceu o Tondela por 3 a 1 e garantiu vaga na fase prévia da próxima Liga dos Campeões. Os Encarnados estão em terceiro, com 70 pontos. O Porto é o segundo colocado, com 74, e precisa de mais dois pontos para confirmar a classificação na fase de grupos da próxima Champions.
Festa com confusão
A festa da torcida do Sporting foi bonita, mas aglomerações ainda não são recomendadas em tempos de pandemia. A polícia local agiu para tentar dispersar a multidão e, no intervalo da partida, houve registro de confrontos.
Uma jornalista da “TVI” foi atingida com balas de borracha atiradas pelos policiais, segundo a imprensa portuguesa. Os veículos falam em vários feridos, mas nenhum em estado grave. Muitas ambulâncias foram acionadas. O comissário Artur Serafim, da Polícia de Segurança Pública, afirmou que muitos se feriram atingidos por objetos atirados pelos próprios torcedores do Sporting. Não há informações sobre detidos.
– Há vários feridos. Eram cidadãos em festa e que foram atingidos por garrafas e pedras por quem estava no parque superior. Não temos informação de feridos graves. Vamos analisar o plano que temos estudado para o acompanhamento do caminhão (com os campeões do Sporting) e ver se o plano vai ser executado. Está em estudo a hipótese, vamos analisar o procedimento – disse Artur Serafim, da PSP, em declarações reproduzidas pelo jornal "Record".

Por Redação do 
Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui