Campeonato Paraibano: entenda a situação e as chances da cada time na última rodada da 1ª fase - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 22 de maio de 2021

Campeonato Paraibano: entenda a situação e as chances da cada time na última rodada da 1ª fase

 
Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados
O Campeonato Paraibano de 2021 terá neste domingo a sua rodada decisiva da primeira fase. Oito times, quatro jogos e algumas situações a serem definidas a partir dos resultados. Tentando ajudar o torcedor a fazer as contas para saber se seu clube do coração conseguirá alcançar os objetivos traçados, o ge Paraíba apresenta agora a situação de cada equipe e as possibilidades que se apresentam para cada uma.
Primeiro, é importante que se diga que algumas situações já estão definidas. O Sousa, por exemplo, já está consolidado no G-2 e, por isso, já tem vaga garantida diretamente nas semifinais. Botafogo-PB, Campinense e Treze já estão garantidos pelo menos na repescagem, sendo que Belo e Raposa ainda brigam pela segunda vaga direta nas semifinais.
Fora isso, está tudo em aberto na metade de baixo da tabela. Atlético-PB, São Paulo Crystal, Nacional de Patos e Perilima têm chance tanto de avançar para a repescagem, como ainda correm risco de rebaixamento.
1º SOUSA - 13 pontos
O Dinossauro não corre mais riscos de sair do G-2 e, portanto, já está garantido diretamente nas semifinais. E recebe o Nacional de Patos às 19h30, no Marizão, lutando apenas para manter a primeira colocação geral ao fim desta fase.
SE VENCER, chegará a 16 pontos e confirmará a primeira colocação geral, já que não poderá ser alcançado por ninguém.
SE EMPATAR, chegará a 14 pontos e terá que contar com tropeço (empate ou derrota) do Botafogo-PB contra o Atlético-PB para seguir na liderança. Nesse cenário, só a vitória do Belo (que iria a 16 pontos) jogará o Dinossauro para a segunda colocação.
SE PERDER, permanecerá com 13 pontos e terá que contar com tropeço do Botafogo-PB para seguir na liderança — mesmo que o Belo empate, chegando também a 13 pontos, o Dino seguirá com uma vitória a mais, e esse é o primeiro critério de desempate. Nesse cenário, só a vitória do Belo jogará o Alviverde para a segunda colocação.
2º BOTAFOGO-PB - 12 pontos
O Belo tem vaga assegurada, pelo menos, na fase de repescagem, mas ainda tenta se garantir no G-2 para avançar diretamente para as semifinais e tem chance também de terminar a primeira fase na liderança geral da competição. O Alvinegro da Estrela Vermelha recebe o Atlético-PB às 19h30, no Almeidão.
SE VENCER, chegará a 15 pontos, se garantindo de vez no G-2 e, consequentemente, avançando para as semifinais sem precisar passar pela repescagem. E, se essa vitória se somar a um tropeço (empate ou derrota) do Sousa contra o Nacional de Patos, então o Belo terminará a primeira fase como líder geral.
SE EMPATAR, completará 13 pontos, classificando-se diretamente às semifinais, mas sem chance de ultrapassar o Sousa, que, mesmo que perca, também terá 13 pontos, mas uma vitória a mais que o Belo.
SE PERDER, seguirá com 12 pontos e, para não sair do G-2, terá que contar tropeço do Campinense contra o Treze ou, mesmo se a Raposa vencer, que não tire a diferença de saldo de gols, que, no momento, é de 4 a 1 para o Belo.
3º CAMPINENSE - 9 pontos
A Raposa já está garantida, pelo menos, na fase de repescagem, mas ainda disputa com o Botafogo-PB a segunda vaga no G-2 para avançar diretamente às semifinais junto com o Sousa. O Rubro-Negro tem pela frente o Clássico dos Maiorais contra o Treze, no Amigão, às 16h.
SE VENCER, chegará a 12 pontos, empatando com o Botafogo-PB na pontuação e no número de vitórias (três), mas terá que contar com derrota do Belo para o Atlético-PB para definir nos critérios de desempate — primeiro saldo de gols e depois número de gols marcados — quem terminará a primeira fase na segunda colocação.
SE EMPATAR, chegará a 10 pontos, sem chance de entrar no G-2, mas com a terceira colocação garantida.
SE PERDER, continuará com nove pontos e será ultrapassado pelo Treze, podendo cair até para a quinta ou para a sexta colocação, caso Atlético-PB e/ou São Paulo Crystal (que têm seis pontos) vençam Botafogo-PB e Perilima respectivamente.
4º TREZE - 8 pontos
O Galo já está garantido na fase de repescagem, sem chance de entrar no G-2 e ir diretamente às semifinais, mas também sem risco de eliminação e/ou rebaixamento. Assim, a expectativa é para saber apenas em qual posição o time terminará a primeira fase, o que definirá também qual o seu adversário no mata-mata. Como visitante, o Alvinegro enfrenta o Campinense no Clássico dos Maiorais, às 16h, no Amigão.
SE VENCER, chegará a 11 pontos, ultrapassando o arquirrival Campinense e se garantindo na terceira colocação geral.
SE EMPATAR, chegará a nove pontos, ficando atrás de Sousa, Botafogo-PB e Campinense e podendo cair para a quinta ou para a sexta colocação, caso Atlético-PB e/ou São Paulo Crystal (que têm seis pontos) vençam Botafogo-PB e Perilima respectivamente.
SE PERDER, continuará com oito pontos, permanecendo atrás de Dino, Belo e Raposa e correndo risco de cair uma ou duas posições, caso Trovão Azul e/ou Tricolor vençam Belo e Águia respectivamente.
5º ATLÉTICO-PB - 6 pontos
O Trovão Azul está na zona de classificação, mas ainda corre risco tanto de ser eliminado quanto de ser rebaixado. E visita o Botafogo-PB no Almeidão, às 19h30.
SE VENCER, chegará a nove pontos, garantindo a classificação para a repescagem e, consequentemente, evitando o rebaixamento. Além disso, ainda poderá ultrapassar Campinense ou Treze a depender do resultado do Clássico dos Maiorais.
SE EMPATAR, completará sete pontos, evitando o rebaixamento, mas ainda com risco de ser eliminado. Com essa igualdade ao fim do seu jogo, terá que contar com derrota do São Paulo Crystal para a Perilima ou com tropeço (empate ou derrota) do Nacional de Patos contra o Sousa. Se o Tricolor empatar e o Naça vencer, os três ficarão empatados em pontos (sete), em número de vitórias (uma), mas o time de Patos levará vantagem no saldo de gols (já que, no momento, todos estão empatados com -2), e aí o Trovão precisaria superar a equipe de Cruz do Espírito Santo nos critérios de desempate.
SE PERDER, continuará com seis pontos e, para ainda se classificar, o cenário mais tranquilo será com Nacional de Patos e Perilima não vencendo seus jogos. E o risco de rebaixamento se dará em caso de vitória do Naça e da Perilima, porque, caso isso aconteça, o Trovão ficará empatado com o Tricolor e com a Águia em pontos (seis), em número de vitórias (uma), e aí a definição iria para os critérios de desempate (primeiro saldo de gols, depois número de gols marcados).
6º SÃO PAULO CRYSTAL - 6 pontos
O Tricolor de Cruz do Espírito Santo chega à última rodada dentro da zona de classificação para a repescagem, mas ainda sob risco de ser eliminado e até de ser rebaixado. E visita a Perilima no Amigão, às 19h30.
SE VENCER, chegará a nove pontos, garantindo a classificação para a repescagem e, consequentemente, evitando o rebaixamento. Além disso, ainda poderá ultrapassar Campinense ou Treze a depender do resultado do Clássico dos Maiorais.
SE EMPATAR, completará sete pontos, evitando o rebaixamento, mas ainda com risco de ficar fora do mata-mata. Nesse cenário, para evitar a eliminação, terá que contar com derrota do Atlético-PB para o Botafogo-PB ou com tropeço (empate ou derrota) do Nacional de Patos contra o Sousa. Se os atleticanos empatarem e os nacionalinos vencerem, os três ficarão empatados em pontos (sete), em número de vitórias (uma), mas o time de Patos levará vantagem no saldo de gols (já que, no momento, todos estão empatados com -2), e aí o Tricolor precisaria superar a equipe de Cajazeiras nos critérios de desempate.
SE PERDER, continuará com seis pontos e, para ainda se classificar, o cenário mais tranquilo será com essa derrota não sendo por dois ou mais gols de diferença (senão será ultrapassado pela Perilima) e com o Nacional de Patos não vencendo o Sousa. Isso será suficiente. Mas, se a derrota for por uma margem de pelo menos dois gols e, junto a isso, o Naça vencer seu jogo, então o time de Cruz do Espírito Santo será ultrapassado pelos dois concorrentes, cairá para a última colocação e disputará a 2ª divisão em 2022. A não ser que o Atlético-PB também perca para o Botafogo-PB e por uma diferença ainda maior de gols.
7º NACIONAL DE PATOS - 4 pontos
O Canário do Sertão está no limbo, na única posição que não classifica para as próximas fases, nem rebaixa. E visita o Sousa às 19h30, no Marizão, ainda com chances de classificação e também correndo risco de rebaixamento.
SE VENCER, evitará o rebaixamento e ainda terá chance de classificação, desde que o Atlético-PB não vença o Botafogo-PB ou o São Paulo Crystal não vença a Perilima. Porque, vencendo, o Naça chega a sete pontos e, mesmo que os atleticanos ou os são paulinos (que têm seis pontos) empatem e cheguem também a sete, o Canário do Sertão teria um melhor saldo de gols, já que, no momento, todos estão empatados nesse quesito, com -2. Mas, se Trovão e Tricolor também vencerem, o Canário segue na sétima colocação, não se classifica, mas escapa da queda.
SE EMPATAR, chegará a cinco pontos, não terá chance de classificação e, para escapar do rebaixamento, precisará que a Perilima não vença o São Paulo Crystal.
SE PERDER, permanecerá com quatro pontos, eliminado. Se essa derrota for por quatro ou mais gols de diferença, para evitar a queda, terá que contar com derrota da Perilima. Mas, se o revés do Canário for por uma margem menor que quatro gols, então um empate da Águia será suficiente.
8º PERILIMA - 3 pontos
Apesar de ser lanterna, a Águia depende apenas das suas próprias forças para evitar o rebaixamento e, por mais incrível que possa parecer, ainda tem chance de classificação. O time recebe o São Paulo Crystal às 19h30, no Amigão.
SE VENCER, chegará aos seis pontos e escapará do rebaixamento se uma das seguintes hipóteses acontecer: 1) o Nacional de Patos não vencer o Sousa; 2) essa vitória sobre o SP Crystal ser por dois ou mais gols de diferença; ou 3) o Atlético-PB ser goleado pelo Botafogo-PB, e a Águia superá-lo no saldo de gols (no momento, o Trovão vence por -2 a -6). E, para que o sufoco da Perilima se transforme em classificação, é necessário que, além da vitória, aconteçam também duas dessas três hipóteses anteriormente citadas.
SE EMPATAR, chegará a quatro pontos, sem chance de classificação, e, para não ser rebaixado, terá que torcer para que o Naça seja goleado pelo Sousa por pelo menos quatro gols de diferença, para poder superá-lo no saldo de gols, que, no momento, é de -2 a -6 para o Canário.
SE PERDER, estará rebaixado para a 2ª divisão de 2022.

Por Redação do GE
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui