MP investiga suspeita de manipulação de resultados no Campeonato Brasiliense - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 19 de abril de 2021

MP investiga suspeita de manipulação de resultados no Campeonato Brasiliense

Sede do Ministério Público do DF (Foto: Gabriel Luiz/G1)
O Campeonato Brasiliense de 2021 está sob investigação do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) por suposta manipulação de resultados em jogos da primeira fase.
A investigação será conduzida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), que nesta quinta-feira solicitou as primeiras informações à Federação de Futebol do DF sobre o caso. Entre as demandas, estão a listagem dos resultados de todos os 36 jogos da primeira fase e os contatos dos dirigentes das 12 equipes do Candangão.
A investigação surge após uma denúncia feita na última semana por dirigentes de duas equipes e pelo presidente da Federação de Futebol do DF, Daniel Vasconcelos. Os cartolas suspeitam de manipulação em resultados pouco prováveis da primeira fase.
Entre as partidas sob desconfiança, estão placares elásticos, como a derrota do Formosa para o Samambaia por 6 a 1 no dia 2 de abril, e a derrota por 8 a 1 do próprio Samambaia para o Ceilândia, oito dias depois. Nas duas ocasiões, casas de aposta pagavam altos valores pelos resultados pouco prováveis.
Segundo apuração do ge, o Samambaia, que acabou rebaixado para a segunda divisão, é a equipe no centro das principais suspeitas. Além das duas goleadas, chama atenção o fato ocorrido no dia 7 de abril, quando o jogo contra o Santa Maria foi retirado do cardápio de duas casas de aposta após um aumento suspeito de apostas no Santa Maria, considerado zebra para o duelo – o jogo acabou 3 a 0 para a "zebra".
De acordo com apuração do jornal Correio Braziliense, jogadores, dirigentes e até árbitros teriam sido abordados para facilitar um esquema de manipulação de resultados mediante compensação financeira.
Segundo o jornal, um dos assediados teria, inclusive, usado a expressão "dinheiro os caras têm, é jogo para empate", em referência a uma suposta combinação de placar em uma rodada do campeonato.
A primeira fase do Campeonato Brasiliense ocorreu de 20 de fevereiro a 9 de abril. Quatro equipes caíram para a segunda divisão: Real Brasília, Samambaia, Sobradinho e Formosa. O campeonato segue na segunda fase e deve ir até maio.
Brasiliense e Gama estão na segunda fase do Campeonato Brasiliense — Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles
Brasiliense e Gama estão na segunda fase do Campeonato Brasiliense — Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles
Oficialmente, o coordenador do Samambaia, Eduardo Cruz, negou qualquer envolvimento do clube em esquema de manipulação de resultados. Porém, em mensagem de áudio enviada ao ge, o presidente do clube, Neimar Frota, disse:
Eu acho que o Ministério Público tem que pegar o nome dos jogadores que estavam no Samambaia e colocar tudo na cadeia, entendeu? Porque perder de oito eu acho que não existe – reclamou.
Em nota, a Federação de Futebol do DF prometeu se colocar à disposição das investigações. "A Federação não tem condições de apontar os responsáveis, pois não possui provas sobre os fatos em investigação", concluiu.

Por Diego Marques e Marcelo Cardoso 
GE Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui