Fortaleza só não fica na Série A com combinação quase impossível na última rodada - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Fortaleza só não fica na Série A com combinação quase impossível na última rodada

 O Fortaleza fez uma campanha ruim no returno da Série A mas permaneceu com uma rodada de antecedência após tropeços de Vasco e Goiás (Foto: THIAGO GADELHA)
O Fortaleza e seus torcedores viveram um dia diferente, de tensão, apreensão e alívio no fim na 37ª rodada, com o clube praticamente garantido na Série A do Campeonato Brasileiro. A goleada sofrida no sábado para o Bahia por 4 a 0, no Castelão, deixou o Leão na dependência de tropeços de Vasco e Goiás para não depender de resultado na 38ª e última rodada, na quinta-feira (25), contra o Fluminense, no Maracanã, às 21h30. E para alívio dos leoninos, foi isso que aconteceu. 
Embora matematicamente não seja possível cravar a permanência do Fortaleza na elite, só uma combinação improvável com direito a goleadas será capaz de rebaixar o clube cearense, um verdadeiro imponderável do futebol: o time carioca precisará descontar uma vantagem de 12 gols do Fortaleza no saldo, o que parece impossível.
Com os empates do Vasco em 0 a 0, diante do Corinthians, em São Paulo, em jogo às 16 horas, e mais tarde, no jogo das 20h30, do Goiás diante do Bragantino, também em 0 a 0, o Leão se manteve em 16º com 41 pontos, 10 vitórias e saldo negativo de oito gols, enquanto o Vasco, logo atrás, chegou aos 38, mas com apenas nove vitórias, mas um saldo negativo de 20 gols.
Para ser o mais simples possível, o Vasco precisaria golear o Goiás, em São Januário, por seis gols de diferença na rodada final, e o Leão perder pela mesma diferença para o Fluminense, no Maracanã.
Convenhamos, é tão improvável que ao fim do jogo em Itaquera, os jogadores do time da Cruz de Malta não esconderam a desolação, chorando no banco de reservas e escondendo o rosto, pois sabiam que o empate era a ruína do time carioca, rebaixado pela 4ª vez.
Foi só ouvirem o apito final na Arena Castelão, com o Leão derrotado por 4 a 0 para o Bahia para os torcedores pegarem a calculadora para simular as chances do Fortaleza de permanência após os jogos de domingo.
O receio de ver adversários diretos como Vasco e Goiás encostarem na tabela e tornar o risco de rebaixamento maior e real para o Leão era o grande temor da torcida, que precisou acompanhar os jogos das 16 horas e 20h30 como se fosse do próprio clube e respirar aliviada no fim.
A primeira tarefa era “secar” o Vasco em Itaquera, contra o Corinthians, que ainda nutria remotas chances de vaga na Libertadores. Em um jogo amarrado, o empate em 0 a 0 fez o torcedor leonino respirar aliviado.
Só faltava o jogo das 21h30 para “secar” o Goiás diante do Bragantino, que se vencesse, teria chance de vaga na Libertadores. Se o Esmeraldino vencesse, ficaria tudo para a última rodada, mas o zero não saiu do placar.
O jogo foi mais aberto do que a partida em Itaquera, com ambos perdendo chances claras, e o Góiás estando mais perto da vitória do que o time carioca.
Com o apito final já perto das 22h30, o torcedor tricolor pode comemorar o resultado e o alívio de que o Fortaleza está praticamente garantido na Série A.
Outro objetivo
Com a permanência na Série A praticamente garantida, o Tricolor de Aço deve se preparar com mais tranquilidade para encerrar a Série A, diante do Fluminense, e buscar uma vaga na Sul-Americana pelo 14º lugar, após respirar mais com os resultados favoráveis.
Se o Leão vencer o Fluminense, no Maracanã, a chance se torna real. Basta que Bahia e Sport não vençam na rodada. O Rubro-Negro é o 14º com 42 pontos e seria ultrapassado pelo Fortaleza se empatar com o Athletico/PR, em Curitiba. É o mesmo caso do time baiano, que recebe o Santos, na Fonte Nova e está em 15º com 41.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui