Fortaleza pode confirmar permanência na Série A na próxima rodada; entenda as combinações

Foto: Kid Júnior/SVN
A permanência do Fortaleza na Série A do Brasileirão pode ser confirmada neste domingo (14), pela 36ª rodada. A vitória por 3 a 0 contra o Vasco garantiu vantagem de quatro pontos para a zona do rebaixamento, com o Leão somando 41 pontos, quatro a menos da pontuação que historicamente mantém uma equipe na elite.
São nove pontos em disputa pelas três rodadas restantes, mas o Tricolor do Pici depende uma combinação simples de resultados para descobrir seu destino para a nova temporada.
Uma derrota do Vasco diante do líder Internacional e um triunfo contra do Fortaleza contra o Palmeiras são suficientes para o time cearense marcar presença na Série A de 2021. Com 37 pontos, o time de Luxemburgo é o 1º na zona e, em caso de resultado negativo, poderia somar apenas 43 pontos dos seis que restam, um a menos que o Fortaleza caso vença o Verdão.
E a equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira ainda conta com uma vantagem: o duelo Gigante da Colina e o Colorado ocorre às 16h, terminando antes mesmo do Leão entrar em campo, visto que o jogo tem início às 18h15. Uma derrota do time carioca inflamaria o grupo tricolor contra os palmeirenses.
O Porco, inclusive, vem bem desgastado após a decepcionante campanha no Mundial de Clubes, no Catar. Mesmo poupando metade do time titular, o time de Abel Ferreira perdeu para o Al Ahly, do Egito, nos pênaltis, protagonizando a pior campanha de um campeão da Libertadores na história da competição. Com a moral para baixo, o Verdão pode diminuir diante da vontade do Fortaleza, que já o bateu por 2 a 0 no 1º turno do Brasileiro.
Do outro lado, o Vasco não vive boa fase: são quatro partidas sem vitórias, ainda com confrontos complicados contra o Corinthians brigando por vaga na Libertadores e contra o Goiás em luta direta contra o Z-4. Já o Inter perdeu apenas um dos últimos 13 jogos no Campeonato, brigando ponto a ponto com o Flamengo pelo título.
Depois da derrota para o Fortaleza, o capitão Leandro Castán lamentou o desempenho ruim do Gigante carioca e culpou os fatores externos do clube pelo momento atual.
"Sentimento de muita vergonha. Nunca passei por um momento desse na minha vida. Fica aqui um sentimento de vergonha. Vestir uma camisa tão grande, de um clube de tanta tradição e em um momento como este é muito complicado. Mas temos que colocar a cara, pagando por tudo de errado que fizeram com o clube nos últimos anos e estamos aqui para dar o máximo", comentou o zagueiro.
Na coletiva pós-jogo, Luxemburgo tentou amenizar os problemas de dentro e de fora dos gramados, mas também cutucou os cartolas do Vasco.
"Estou chateado, entendo as críticas e entendo o torcedor que deve estar revoltado. Mas precisamos de equilíbrio emocional para o próximo jogo. Temos de acreditar que podemos ganhar. Se não acreditarmos, não devemos nem entrar em campo contra o Inter. Há uma série de coisas que sabemos que existem e que não queremos ficar tratando elas na parte externa, porque não traz benefício nenhum", declarou o treinador vascaíno.
Página invertida
A situação na tabela de classificação do Brasileiro teve grande reviravolta nas duas últimas rodadas: antes da zona, com quase 40% de chances de rebaixamento, caiu para apenas 1,7% segundo dados do site "Chance de gol".
Neste momento, a Copa Sul-Americana fica ainda mais perto: são 57,2% de probabilidade absoluta para o Leão do Pici chegar à 14ª posição e participar pelo 2º ano seguido da competição internacional.
A superação também teve influência nas quedas do Vasco e do Bahia, dois oponentes diretos na briga contra o descenso: enquanto o Gigante carioca perdeu os dois últimos jogos, o Tricolor baiano empatou dois e levou a pior nos três passados, dando margem para o Fortaleza subir.
A disputa para esta última vaga na "Sula" passa a ser contra o Sport (14º), também com 41 pontos, mas que encara o Bragantino, Atlético/MG e Athletico/PR nas rodadas seguintes. Briga nordestina até o último minuto.

Diário do Nordeste
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador