Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você se Lembra de Betinho?


Foto: Divulgação
Ele nasceu na próspera cidade canavieira de Santa Rita, precisamente no dia vinte e oito de fevereiro de 1967, foi registrado pelos seus pais com o nome de Humberto Cardoso da Silva, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o craque “Betinho”.
Betinho foi um habilidoso meia esquerda, que possuía uma visão completa do jogo, armando e executando jogadas precisas e bonitas para a sua equipe. Por muitos anos jogou profissionalmente e sempre sendo ídolo da torcida.  Suas jogadas ditavam o ritmo e embelezavam uma partida de futebol.
Tudo começou no ano de 1987, na equipe alviazulina do Nacional Atlético Clube, da cidade portuária de Cabedelo.  Dali em diante Betinho passou a ter uma vida de cigano, viajando e jogando em mais de uma dúzia de equipes brasileiras: CSE, Clube Sociedade Esportiva (Palmeira dos Índios, Alagoas), América Futebol Clube (da cidade de Natal, RN) Campinense Clube (da cidade de Campina Grande), Atlético Cajazeirense de Desportos (Cajazeiras, PB), Itapipoca Esporte Clube (Itapipoca, CE), Fluminense Futebol Clube, este último da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
O craque honrou todas essas camisas dos times citados mas teve um destaque bem  maior nas equipes do Atlético Clube Corintians (Caicó- RN), Botafogo Futebol Clube (João Pessoa – PB), Auto Esporte Clube (João Pessoa – PB), Confiança Esporte Clube (Sapé, PB) e no Santa Cruz Recreativo Esporte Clube (Santa Rita – PB).
Foto: Divulgação
Pequeno na estatura, enorme no futebol praticado dentro de campo, Betinho conseguiu ser campeão por duas vezes quando vestiu a camisa do Auto Esporte Clube nos anos de 1990 e 1992.  Também foi campeão por duas vezes vestindo a camisa do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, da cidade de Santa Rita, nos anos de 1995 e 1996. Em 1997, vestindo a camisa do Confiança Esporte Clube, da cidade de Sapé, ele novamente foi campeão. Finalmente, em 1998, já na maravilha do contorno, o nosso craque foi campeão com as cores do Botafogo Futebol Clube.
Em 2001, vestindo o manto do Atlético Clube Corintians (Caicó, estado do Rio Grande do Norte), o nosso meia esquerda conquistou o seu sétimo título de campeão estadual.
São seis títulos paraibanos conquistados com a participação de seus precisos passes, dribles desconcertantes, lançamentos objetivos, assistências milimétricas e gols decisivos. Em 1999 ele esteve nas Laranjeiras defendendo as cores do Fluminense Futebol Clube. Infelizmente o esquema tático adotado pelo treinador do time carioca, - Carlos Alberto Parreira - prejudicou muito o seu futebol, pois foi deslocado para jogar pela extremidade do campo, como se ponta fosse.
Em 2014, Betinho resolveu pendurar as suas famosas chuteiras defendendo as cores do Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, de Santa Rita, cidade onde até hoje reside com os seus familiares.    
Hoje, apenas como lazer e diversão, ele participa dos jogos do master do Santa Cruz, jogando ao lado de outras feras de um passado em que não se ganhava dinheiro, não se tinha as condições estruturais de hoje, mas a bola era tratada com bastante intimidade e carinho.
Para nós torcedores, cronistas e desportistas, ficou a certeza de que Humberto Cardoso da Silva, o popular “Betinho”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador