Presidente do Nacional de Patos é contra o Paraibano no segundo semestre em 2021: "Totalmente inviável" - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Presidente do Nacional de Patos é contra o Paraibano no segundo semestre em 2021: "Totalmente inviável"

 
Cleodon Bezerra, presidente do Nacional de Patos — Foto: José Filho / Nacional de Patos
O Nacional de Patos é mais um clube a se posicionar sobre a ideia de o Campeonato Paraibano de 2021 ser realizado apenas no segundo semestre. E, diferentemente do que disseram os representantes de Treze e Sousa - que apoiam essa proposta -, o presidente do Canário do Sertão, Cleodon Bezerra, prefere que o estadual seja realizado mesmo na primeira metade do ano.
Essa hipótese de adiamento do Paraibano está sendo discutida ainda de maneira informal entre os dirigentes. Há quem defenda a tese de que isso seria benéfico porque daria mais tempo para os clubes levantarem recursos para arcar com os custos decorrentes das partidas. Outro argumento dos que defendem o adiamento é que aumentaria as chances de os jogos serem realizados com a presença do público, uma vez que o Brasil provavelmente já teria a vacina contra a Covid-19, prevista para chegar ao país nos primeiros meses do ano; e, com torcida nas arquibancadas, eis mais uma fonte de renda.
O presidente do Nacional de Patos, Cleodon Bezerra, até se mostra ciente dessas benesses, mas se apega a um problema que pode surgir caso o estadual seja realizado apenas no segundo semestre. O mandatário do Canário do Sertão teme que, como o Campeonato Paraibano seria disputado em paralelo com a Série C - que tem o Botafogo-PB - e a Série D - que tem o Sousa e o Treze -, acabaria sendo prolongado, o que aumentaria os gastos dos clubes que não disputam competições nacionais.
Cleodon falou sobre o assunto em entrevista ao Portal TV Sol, de Patos, nesta segunda-feira. E explicou os seus motivos para preferir que o Campeonato Paraibano seja mantido no primeiro semestre.
- Se o Campeonato (Paraibano) for no segundo semestre, terá que respeitar as datas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Então, para se respeitar as séries C e D, de maio a novembro, pode ser que, por falta de datas, o Campeonato Paraibano dure até seis meses. Como é que nós (do Nacional de Patos) iremos manter seis meses de folha de pagamento numa situação como a que estamos? - argumentou Cleodon.
De fato, a questão financeira tem sido o ponto crucial no debate quanto à realização - ou não - do Campeonato Paraibano de 2021. Importante lembrar que sete dos oito clubes da elite do futebol da Paraíba - incluindo o Nacional de Patos - assinaram um documento cancelando o estadual do próximo ano, sob a alegação justamente de falta de recursos para arcar com os gastos.
À exceção do Botafogo-PB, os demais clubes decidiram que, sem receber as verbas provenientes dos programas de incentivo ao esporte, do Governo do Estado, seria inviável realizar o estadual em 2021. Esses recursos estão suspensos desde 2019 por contra de irregularidades cometidas pelos próprios clubes. A ameaça de cancelamento do Campeonato Paraibano parece ter surtido efeito, e os dirigentes das agremiações estão entrando em consenso com o Governo, e um acordo de leniência está prestes a ser assinado para que os valores referentes à temporada de 2020 sejam pagos ainda nesta semana.
O próprio Cleodon Bezerra tem sido uma voz altiva nesse discurso da insuficiência financeira e da necessidade que os clubes têm de receber essa ajuda do Governo. Inclusive, até seria de se esperar que ele fosse um dos defensores do adiamento do estadual para o segundo semestre, como meio de ganhar mais tempo para que os clubes se equilibrassem. E ele até admite que chegou a ver com bons olhos essa ideia, mas explica que depois pensou melhor a respeito e viu que seria algo ruim não apenas para o Canário do Sertão, mas também para os demais times que só têm o Paraibano para disputar.
- A princípio parecia algo viável, mas, quando fizemos a análise das datas, percebemos que o campeonato no segundo semestre é totalmente inviável para Nacional, Perilima, São Paulo Crystal e Atlético de Cajazeiras, porque nenhum desses times tem competição de nível nacional em 2021. Para Treze e Sousa, que têm competição na Série D, é financeiramente viável - detalhou Cleodon, citando Galo e Dinossauro, que foram os dois clubes que já se mostraram favoráveis ao adiamento.
Além dos clubes citados por Cleodon, o Botafogo-PB tem a Série C no segundo semestre, mas, no primeiro, tem também a disputa da Copa do Nordeste. Outra situação pertinente é a do Campinense, que no primeiro semestre tem apenas a Copa do Brasil e, caso o estadual seja mesmo adiado, a Raposa corre o risco de ter que montar o time para disputar apenas uma partida na primeira metade do ano, se for eliminado da competição nacional ainda na primeira fase.
Fato é que, por enquanto, ainda não há uma definição sequer se o Campeonato Paraibano vai mesmo ser realizado em 2021. Muito menos se vai ser no primeiro ou no segundo semestre.

Por Redação do GE
Patos, PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui