Clássico Tradição definirá qual clube paraibano será rebaixado para Série D - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Clássico Tradição definirá qual clube paraibano será rebaixado para Série D

No último Clássico Tradição de 2019, Marcelinho Paraíba e Marcos Aurélio estavam em campo por Treze e Botafogo-PB, respectivamente. E devem estar novamente no próximo sábado — Foto: Jefferson Cariri
Pelo segundo ano consecutivo, um Clássico Tradição vai definir os destinos de Botafogo-PB e Treze no Campeonato Brasileiro. Em 2019, o Belo visitou o Galo na última rodada da primeira fase da Série C precisando vencer para conseguir a classificação no G-4 do Grupo A. No entanto, o resultado de 2 a 2 eliminou qualquer chance de vaga para o time de João Pessoa. E a equipe de Campina Grande, que corria o risco de queda, acabou permanecendo na Terceirona. Já nesta temporada, a realidade dos alvinegros paraibanos na competição nacional é bem mais complicada. Ao fim da partida do próximo sábado, necessariamente, um vai permanecer na terceira divisão, enquanto o outro vai cair para a Série D de 2021. Ou seja, o Clássico Tradição de dezembro de 2020 é, sem dúvida, um dos mais importantes da história.
Na temporada passada, o Treze teve um desempenho até pior que o de 2020, brigando também contra o rebaixamento. Se neste ano o Galo permaneceu no Z-2 do Grupo A em seis das 17 rodadas que já foram disputadas na Série C, em 2019, o time ficou o dobro: foram 12 rodadas de 18 dentro da zona de rebaixamento, deixando as posições ingratas apenas na reta final da disputa.
Já o Botafogo-PB, em 2019, fez uma campanha diferente, mesclou altos e baixos, esteve mais pelo meio da tabela, mas sempre almejando uma vaga no G-4. Naquela ocasião, o Belo entrou na rodada final com a chance de classificação, mas precisava derrotar o Treze na casa do rival para conseguir se manter nessa briga.
O Clássico Tradição da rodada #18 da Série C de 2019 foi disputado em Campina Grande, no Estádio Amigão, diferentemente da atual temporada. O jogo teve uma carga emocional altíssima, sendo bem nervoso do início ao fim. Inclusive, o Galo teve dois pênaltis ao seu favor, mas só o segundo, cobrado por Eduardo, é que terminou em gol. O Belo empatou com gol de Rogério.
O jogo ainda teve outros dois gols, um de Júlio Pacato, para o Treze, e outro de Nando, pelo Botafogo-PB, confirmando o empate em 2 a 2. Naquela situação, mesmo sendo derrotado pelo Belo, o Galo teria permanecido na Terceirona, já que o Globo FC, que tinha chance de deixar o Z-2, perdeu para o rebaixado ABC na rodada.
Mas o empate teve sim um gostinho especial para os trezeanos. Afinal, ao evitar que o Botafogo-PB vencesse, o Galo impediu o rival de se classificar para o mata-mata do acesso. Isso porque a rodada foi boa para o Belo, com o Confiança, o último garantido no G-4, terminando a fase com 26 pontos. O Alvinegro da Estrela Vermelha, que, com o empate, encerrou a campanha com 25 pontos, poderia ter ido aos 27 com o triunfo que não aconteceu.
Pouco mais de um ano depois, Botafogo-PB e Treze vão novamente se enfrentar em um duelo decisivo. Os dois agora buscam o mesmo objetivo: conseguir o resultado favorável para se manter na Série C e, de quebra, despachar o rival alvinegro para a Série D do Brasileiro.
Neste sábado, Botafogo-PB e Treze dependem de suas próprias forças para permanecer na terceira divisão. Com um ponto a mais na classificação, o Belo só precisa empatar, mas, se vencer, óbvio, também vai estar garantido na Série C. Enquanto isso, o Galo só é rebaixado se derrotar o Alvinegro da Estrela Vermelha.
A partida está marcada para as 17h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Infelizmente, o tão importante Clássico Tradição de 2020 não vai contar com a presença de público, já que o mundo ainda convive com a pandemia da Covid-19.

Por Cisco Nobre 
GE João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui