Pleiteando vagas na 2ª divisão, Paraíba de Itaporanga, 13 de Maio e Santos de João Pessoa apostam no diálogo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Pleiteando vagas na 2ª divisão, Paraíba de Itaporanga, 13 de Maio e Santos de João Pessoa apostam no diálogo

Foto: Divulgação
A 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2020 nem está garantida, mas já há imbróglios envolvendo a participação dos clubes. É que, além das 10 agremiações já garantidas por regulamento, outras três acreditam que têm direito de participar da competição: Paraíba de Itaporanga, 13 de Maio e Santos de Tereré. Os três acreditam que o melhor meio para isso será o diálogo na reunião que está marcada para a próxima quinta-feira.
Na última temporada, a 2ª divisão do Paraibano contou com 13 clubes. Desses, dois conseguiram o acesso para a elite do estadual (Sport Lagoa Seca e São Paulo Crystal) e três foram rebaixados (Nacional de Pombal, Miramar de Cabedelo e Spartax). Com o regulamento da Segundona do ano passado prevendo rebaixamento - e os rebaixados caindo para uma até agora inédita 3ª divisão -, neste ano a divisão de acesso à elite poderia ter apenas 10 clubes: os oito remanescentes da 2ª e os dois rebaixados da 1ª (Esporte de Patos e Serrano-PB). Os três rebaixados e todas as demais agremiações que estavam sem divisão, por sua vez, teriam que disputar a 3ª divisão, que até o momento ainda não foi criada pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário do futebol brasileiro passou por mudanças. Na Paraíba não foi diferente. A única competição que foi concluída foi a 1ª divisão estadual, e as restantes seguem sem garantia. A FPF se posicionou duas semanas atrás sobre as possibilidades para o restante do calendário local e disse que a prioridade seria o Campeonato Paraibano Feminino.
A partir disso, é de se imaginar que a execução da 3ª divisão já neste ano é improvável e que a 2ª divisão, se houver, será mesmo a única competição de acesso. Sendo assim, clubes como Paraíba de Itaporanga, 13 de Maio e Santos de Tereré acreditam que têm direito de participar do torneio de acesso à elite do estadual. Porém, essa intenção não é bem vista pela maioria dos remanescentes da última edição da Segundona, que enviaram um ofício à FPF, solicitando que o torneio deste ano, se acontecer, conte com apenas 10 times, como consequentemente previa o último regulamento.
Com Betão já definido como treinador, o Paraíba de Itaporanga é um dos clubes que está pleiteando uma vaga na próxima edição da 2ª divisão, mesmo estando fora dos critérios do último regulamento. O presidente do clube sertanejo, Germano Carneiro, inclusive, prometeu entrar com recurso caso a participação do Tricolor seja negada.
- Eu acredito que temos o direito de participar. Na reunião vamos discutir com a federação os custos que teremos que arcar e, se tivermos condições, não vejo motivos para não participarmos. Se for negada nossa participação, entraremos com recurso - disse o mandatário do clube de Itaporanga.
Essa ideia é compactuada pelo 13 de Maio. O presidente do clube pessoense, Josivaldo Anísio, acredita que, por conta do calendário reduzido, a FPF tem que agregar todos os clubes profissionais naquela que deve ser a única divisão de acesso neste ano.
- A federação tem que dar um jeito. É dever dela garantir nosso direito de participar, caso haja o torneio - afirmou Josivaldo Anísio.
O Santos de Tereré é outro clube com comandante definido: Gil Bala ficará à frente do time em eventuais competições ainda neste ano; a agremiação pretende participar da 2ª divisão e do Paraibano Sub-19. O presidente alvinegro, José Walter, assim como os mandarários de Paraíba de Itaporanga e 13 de Maio, acredita que o diálogo é a melhor opção para manter a harmonia entre os clubes e acertar um formato da Segundona que seja aprovado por todos.
- Vamos conversar com os clubes e a federação no próximo dia 17. Creio que com diálogo podemos contornar essa situação e acharmos uma solução para todos. Creio que a visão nossa e da maioria dos clubes passa pelos custos necessários para participar da competição, então nesse momento, acredito que seja melhor esperar para conversar - argumentou o mandatário do clube pessoense.

Por Redação do GE
Itaporanga e João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui