Campinense e Treze vão ser a Paraíba na Copa do Brasil de 2021, e um deles vai à Copa do Nordeste - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Campinense e Treze vão ser a Paraíba na Copa do Brasil de 2021, e um deles vai à Copa do Nordeste

Os Maiorais estão garantidos na Copa do Brasil 2021 — Foto: Luciano Marcos
Foram 12 anos de espera para os torcedores de Campinense e Treze voltarem a comemorar o fato de o maior clássico do estado chegar à decisão do Campeonato Paraibano. Os Maiorais vão ser os protagonistas da final na 110ª edição do estadual. Além da quebra da sequência do Botafogo-PB, que buscava o tetracampeonato consecutivo, a Raposa e o Galo também garantiram as duas vagas paraibanas na Copa do Brasil do ano que vem. A participação no principal mata-mata brasileiro dá a cada clube uma importante quantia para se pensar a temporada. Contudo, na Copa do Nordeste, apenas o campeão do estado vai garantir uma vaga direta na fase de grupos, já que o Belo, melhor paraibano ranqueado na CBF, já está classificado para a competição regional, mas vai disputar a fase preliminar.
Na atual temporada, o Treze deu a volta por cima. O time, que começou o ano com Celso Teixeira como treinador, apostou em Moacir Júnior e, após a retomada do futebol na Paraíba, conseguiu confirmar a classificação para o mata-mata com a melhor campanha do estadual. Na semifinal, a derrota por 2 a 0 para o Botafogo-PB no jogo de ida quase colocou tudo a perder, mas o maiúsculo triunfo com direito a vaga conquistada nas penalidades, nessa quarta-feira, encheu o moral do grupo, que agora vai buscar encerrar um jejum de nove anos sem levantar uma taça.
Já o Campinense conquistou a vaga na terça-feira ao derrotar o Sousa também nas cobranças de pênaltis. A Raposa mudou bastante após a retomada do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus. Houve troca de treinador, mudanças profundas no elenco rubro-negro, que, apesar de tudo, mostrou sua força e tradição para conquistar a terceira classificação consecutiva para a decisão do Campeonato Paraibano.
Como garante o regulamento, os finalistas do estadual garantem as duas vagas do estado na Copa do Brasil do ano seguinte, o que resulta em boas cotas de participação na competição nacional.
A última vez em que os Maiorais disputaram a Copa do Brasil no mesmo ano foi em 2007. Na ocasião, o Campinense caiu na primeira fase para o Sport, enquanto o Treze passou pelo Vilavelhense, mas acabou eliminado pelo Corinthians na segunda fase. Vale lembrar que a dupla decidiu o Paraibano em 2008, mas, na Copa do Brasil de 2009, a Raposa disputou como campeã do Paraibano, e o Nacional de Patos, vencedor da antiga Copa Paraíba, foi quem ficou com a segunda vaga na competição.
E agora Campinense e Treze, além da rivalidade nos dois jogos da decisão estadual, também vão travar a batalha pela vaga na Copa do Nordeste do ano que vem. Isso porque, no atual formato do regional, o campeão do estado se classifica diretamente para a fase de grupos do torneio no ano seguinte, enquanto o clube melhor ranqueado pela CBF vai para a preliminar.
Nas temporadas anteriores, como o Botafogo-PB foi campeão e é o melhor ranqueado, o vice-campeão paraibano teve que disputar uma fase preliminar do Nordestão. Nas últimas três preliminares, o Treze conseguiu a vaga em 2018, enquanto o Campinense acabou eliminado em 2019 e 2020 e não disputou as fases de grupos. Ou seja, em 2021, o Belo já está classificado para o Pré-Nordestão, enquanto Raposa e Galo vão duelar pela vaga principal do estado na competição.
Campinense e Treze decidem o Campeonato Paraibano de 2020 em duas partidas. A tendência é que elas aconteçam nos próximos dois sábados, mas ainda falta a confirmação da Federação Paraibana de Futebol (FPF), tendo em vista que o Galo vai disputar a Série C do Campeonato Brasileiro, que começa neste fim de semana. No caso, a partida contra o Imperatriz, no Maranhão, deve ser adiada.

Por Cisco Nobre 
Globoesporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui