FPF faz consulta ao STJD sobre a polêmica do Paraibano de 2002 após pedido do Botafogo-PB - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

domingo, 21 de junho de 2020

FPF faz consulta ao STJD sobre a polêmica do Paraibano de 2002 após pedido do Botafogo-PB

FPF faz consulta ao STJD sobre a polêmica do Paraibano de 2002 após pedido do Botafogo-PB(Foto: Redeusman Lopes/Atlético-PB)
A polêmica sobre o Campeonato Paraibano de 2002 deve ser reaberta em breve. É que pela primeira vez a Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveu tomar pé da situação e fez uma consulta oficial ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) sobre o que fora decidido 17 anos atrás. O GloboEsporte.com trouxe em primeira mão uma reportagem mostrando que o órgão realmente puniu o Atlético-PB com a perda de 15 pontos, o que abria caminho para que o Botafogo-PB fosse declarado o verdadeiro campeão estadual daquele ano.
A FPF encaminhou ofício ao STJD após receber uma solicitação formal do Belo para que reconheça o título de 2002. O presidente botafoguense, Sérgio Meira, anexou todas as decisões, inclusive uma de "transitado e julgado" - ou seja, sem possibilidade de mudanças na esfera esportiva. Ainda assim, a Federação achou mais prudente fazer a consulta.
- Não tínhamos nenhum documento aqui na Federação que fizesse alusão ao Campeonato Paraibano de 2002. Quando assumimos, não havia nada, nenhum processo do TJDF-PB ou do STJD. Por isso, fizemos a consulta para saber realmente o que aconteceu naquele campeonato - disse Michelle Ramalho, presidente da FPF.
Documentos da época comprovam decisão do STJD pedindo para proclamar o Botafogo-PB campeão paraibano de 2002 — Foto: Reprodução

Certidão obtida pelo Botafogo-PB em 2003 mostra que o caso foi transitado e julgado no STJD — Foto: Reprodução
A movimentação é inédita. Desde Rosilene Gomes, nenhum presidente quis se envolver diretamente no caso - muito para não perder o prestígio com algum filiado. Assim, foi sempre mais fácil a argumentação que o caso havia ocorrido "numa gestão anterior". Assim, o Botafogo-PB jamais foi proclamado campeão de direito, embora contabilize um título estadual a mais em sua galeria.
Título pode ser dividido
Nos bastidores, já há um movimento para que o título de 2002 seja dividido entre Atlético-PB e Botafogo-PB. Essa seria a solução mais fácil e evitaria o desgaste dos tribunais (na Justiça Comum) ou de uma decisão administrativa da FPF. O próprio Sérgio Meira já sinalizou com uma solução nesse sentido.
- Entendo que o Botafogo-PB tem todo o direito de pleitear essa conquista, pois foi uma decisão colegiada em última instância. Mas também é preciso dizer dos méritos do Atlético de Cajazeiras, e não seria correto mudar a história tanto tempo depois. Acho que a divisão seria justa - frisou o presidente botafoguense.
Michelle Ramalho vai no mesmo caminho. Ela disse que a FPF vai agir como mediadora no caso e deixou claro que essa briga não pode acabar com a harmonia entre os filiados. A presidente da FPF avisou que vai chamar os dois clubes para uma conversa assim que tiver a resposta do STJD.
- Seja lá qual for a posição, acho que tudo pode se resolver numa conversa. Se eles quiserem brigar, tudo bem. Mas acho que não é o melhor caminho. Vamos entender a situação e assim tentar encontrar uma solução de consenso - emendou Michelle.
Entenda o caso
O Campeonato Paraibano de 2002 foi decidido num hexagonal final. Na décima e última rodada, três clubes chegaram com chances de título: Atlético-PB, Treze e Botafogo-PB. O time sertanejo precisava vencer o Campinense, em Cajazeiras. Se tropeçasse, abriria caminho para Galo ou Belo, que se enfrentariam no mesmo dia em Campina Grande.
O Campinense não compareceu ao jogo, alegando discordância com a tabela - já que enfrentaria três dias depois o Itabaiana, em Sergipe, pela Seletiva da Copa do Nordeste. O Atlético-PB venceu por WO e comemorou o título. No Amigão, o Botafogo-PB passou pelo Treze (2 a 1) e ficou com o vice-campeonato - o que garantia, a princípio, uma vaga na Copa do Brasil de 2003.
Só que o Belo denunciou o Atlético-PB pela escalação irregular do goleiro Alonso. O TJDF-PB acatou a denúncia e acabou punindo o Trovão Azul com a perda de 15 pontos. A decisão seria confirmada dias depois pelo STJD, que julgou o caso depois que a FPF recorreu da decisão. Apesar disso, o título botafoguense jamais foi homologado pela FPF.

Por Expedito Madruga 
GloboEsporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui