Federação Pernambucana monta protocolo para volta dos treinos; veja as definições - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Federação Pernambucana monta protocolo para volta dos treinos; veja as definições

Campeonato Pernambucano 2020 ainda não tem data definida para jogos — Foto: Marcelo Bandeira/ FPF
Após autorização do Governo do Estado, a Federação Pernambucana de Futebol elaborou um documento que define as diretrizes para a volta gradual das atividades dos clubes. No documento, estão estabelecidos os procedimentos de segurança que devem ser adotados a partir do próximo dia 15, quando está liberada a retomada dos treinos.
Entre as medidas, a entidade indica o reforço do distanciamento entre os atletas, a necessidade de higiene redobrada nos locais de trabalho e concentração e o veto a entrevistas. Tudo está estabelecido dentro de um documento de 18 páginas que detalha as medidas a serem tomadas, segundo recomendação das autoridades sanitárias, e que será distribuído aos clubes nesta sexta-feira.
A primeira regra prevista é que, até a data do início dos treinamentos, todas as delegações deverão ser testadas para a Covid-19. A mesma determinação vale para a equipe de arbitragem, que também irá retomar a preparação.
Nessa quinta-feira, a FPF já havia decidido que pagará 30 testes para cada um dos dez times que disputam a Primeira Divisão. O restante necessário será bancado pelos próprios clubes, o que esbarra na dificuldade de caixa das equipes.
Outro ponto importante do documento é a recomendação de se manter um espaço mais isolado e controlado possível, sendo indicado que os clubes optem por concentrações próprias ou alojamentos, com área exclusiva preferencialmente. Toda a instalação deve ser submetida a um processo constante de higiene antes da chegada dos membros.
Para a retomada das atividades, o protocolo ainda estabelece, entre os principais pontos, que:
Deverá ser aplicado um questionário epidemiológico e realizado exames clínicos em todos que compõe o staff do departamento de futebol além de ser assinado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos atletas e médicos;
Também está estabelecido que a triagem clínica será realizada pelos médicos dos clubes. Caso necessário, será possível determinar o afastamento dos integrantes das atividades ou ser solicitado exame complementar;
Deverá ser respeitado o distanciamento social, como principal medida de prevenção;
É obrigatório o uso de máscaras, menos aos atletas que podem escolher a utilização durante os treinamentos coletivos e jogos;
Evitar a circulação desnecessária de pessoas sem a realização de testes;
É sugerido que os trabalhos iniciais sejam escalonados e individualizados. Em seguida, divididos em pequenos grupos até que sejam retomados os coletivos;
Evitar o envolvimento de pessoas consideradas na faixa de risco;
Os locais de atividade devem ser desinfetados a cada atividade realizada;
O documento também estabelece procedimentos para a ocupação das áreas de fisioterapia, academia e refeitórios.
Até o momento, o Campeonato Pernambucano não tem uma data estabelecida para a volta dos jogos. A decisão, segundo o protocolo da FPF, ainda será tomada em parceria com o Comitê do Plano de Convivência com a Covid-19, do Governo do Estado. A última partida realizada pela competição foi no dia 15 de março. Ainda faltam 17 jogos para definir o campeão.
Em Pernambuco, os casos do novo coronavírus preocupam as autoridades. O estado registra 37.507 confirmações e 3.134 óbitos por Covid-19 até essa quinta-feira. A taxa global de ocupação dos leitos chegou a 78%.

Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui