Prestes a completar 50 anos de fundação, 13 de Maio quer jogar a 2ª divisão do Paraibano em 2020 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Prestes a completar 50 anos de fundação, 13 de Maio quer jogar a 2ª divisão do Paraibano em 2020

Tradicional clube amador de João Pessoa, 13 de Maio disputa competições como a Copa de Seleções de Bairros, mas agora quer se aventurar entre os profissionais — Foto: Arquivo pessoal
Após o Santa Cruz de Santa Rita encaminhar o seu retorno ao futebol profissional, chegou a vez de um clube tradicional do futebol amador mirar o ingresso entre as principais equipes profissionais do estado. É 13 de Maio Esporte Clube, que está prestes a completar 50 anos de fundação e quer celebrar com a disputa da 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2020. 
O GloboEsporte.com conversou com Josivaldo Anízio da Silva, presidente da equipe, que contou um pouco do projeto de resgate da agremiação e o sonho de vê-la disputando a Segundona deste ano.
O 13 de Maio Esporte Clube foi fundado no dia 13 de maio de 1970. O escudo faz referência a data tão importante para o Brasil, a abolição da escravatura, assinada pela Princesa Isabel na mesma data, só que no ano de 1888. Ele é de autoria de Salomão Barreto, que foi atleta do clube naquela época. O símbolo jamais foi modificado ao longo da história.
Com isso, foram praticamente 50 anos de disputas no futebol amador, jogando competições de base, mas jamais ingressando ou mencionando a possibilidade de entrar no mercado profissional.
Foi em outubro do ano passado, quando Josivaldo Anízio da Silva assumiu a presidência do 13 de Maio Esporte Clube para um mandato de dois anos, que a ideia surgiu.
Eu assumi o clube agora em outubro para um mandato de dois anos. A ideia é recolocar a equipe entre as profissionais já neste ano, na 2ª divisão. O clube foi fundado no dia 13 de maio de 1970, tem uma história longa no futebol do estado, mas jamais esteve entre os profissionais – disse Josivaldo.
O escudo do 13 de Maio é o mesmo desde a fundação — Foto: Arquivo pessoal
Mas para chegar ao objetivo, nada é tão simples, ainda mais numa pesada época de pandemia do novo coronavírus, que paralisou o esporte pelo mundo.
Josivaldo explica que a equipe já tinha um planejamento pronto e um bom investimento nas categorias de base, em especial no sub-17 e no sub-19. A filosofia da equipe, inclusive, vai ser semelhante ao do CSP, ou seja, trabalhar na revelação de jovens atletas.
– O nosso planejamento é semelhante ao do CSP. A gente quer revelar atletas de João Pessoa, essa vai ser a nossa filosofia. Nós já tínhamos equipes no sub-17 e no sub-19. A ideia agora é integrar esses jovens para montar um time profissional para disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano – conta.
O mandatário do 13 de Maio revelou também que o grande problema para o momento é realmente a falta de patrocínio. Mas já acertou parcerias para fazer a bola rolar nos treinamentos. É claro que, quando toda a pandemia passar e o futebol voltar a ser praticado.
O que está faltando é um investimento nas finanças. Nós estamos em busca de patrocínio para conseguir quitar as taxas com a Federação Paraibana de Futebol e assim entrar de vez entre os profissionais. Nós acertamos uma parceria com a Associação Desportiva Bancários, e a nossa equipe vai treinar no campo de lá. O nosso treinador vai ser Washington Ramalho – detalha o presidente do clube.
Josivaldo também deu mais detalhes sobre o processo de profissionalização da equipe. Ele garantiu que, quando tudo estiver encaminhado, vai fazer um concurso para definir o hino e o apelido do time. No entanto, já adiantou que pretende investir, além do time profissional, numa equipe de futebol feminino e de futsal masculino.
Trabalhamos em três frentes: o time profissional, a equipe de futebol feminino e também o futsal masculino. A ideia no futebol feminino é montar uma equipe para brigar pelo título – concluiu.
Com a pandemia do novo coronavírus, o calendário do futebol paraibano está suspenso. Nem mesmo a elite do estadual foi concluída até o momento, mas competições como o Campeonato Paraibano Sub-19, que já estava marcada, foi adiada, como deve acontecer com a Segundona e também com o estadual de futebol feminino. Por ora, a incerteza é o que cerca a modalidade em todo o país.

Por Cisco Nobre 
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui