Efeito do coronavírus: FPF deve cancelar campeonatos de base e priorizar calendário profissional - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Efeito do coronavírus: FPF deve cancelar campeonatos de base e priorizar calendário profissional

A Perlima ganhou o Paraibano Sub-19 no ano passado, e pode ser novamente indicada para a Copa do Brasil da categoria caso não seja disputa o campeonato deste ano — Foto: Ramon Smith / Perilima
Enquanto pensa na retomada do Campeonato Paraibano, algo ainda sem previsão, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) já se articula para definir o calendário da temporada 2020. Internamente, a entidade admite ser praticamente impossível realizar todas as competições previstas para o ano, embora ainda não tenha oficializado o cancelamento de nenhuma delas.
Atenta aos protocolos médicos, FPF espera que Governo forneça testes para o retorno do futebol
Mas isso deve acontecer em breve. A presidente Michelle Ramalho tem dito a assessores mais próximos que o objetivo é cumprir o calendário profissional, além de outras competições que dão vagas aos eventos promovidos pela CBF. Estão nesse rol os estaduais sub-19, sub-17 e o feminino. Em relação ao profissional, a prioridade é a conclusão do Campeonato Paraibano - faltam 17 jogos até se conhecer o campeão. Já a 2ª divisão, que começaria em maio, é incerta.
- A preço de hoje, o grande objetivo é concluir o Campeonato Paraibano. Para isso, temos que analisar o cenário atual e quando o futebol pode ser retomado com segurança. Depois disso, é necessário ver como fica o calendário. Existe, sim, uma grande chance de cancelarmos alguns campeonatos de base. Outras federações, inclusive, já fizeram isso - alerta Michelle Ramalho.
A presidente acredita que, de todas as competições, o Paraibano Feminino é o que terá menos impacto com a pandemia causada pelo novo coronavírus. Como está previsto para começar apenas em novembro, ainda há tempo de a situação se normalizar. No entanto, é possível que nesse mesmo período o Campeonato Brasileiro das séries C e D ainda estejam em andamento - envolvendo Botafogo-PB, Treze, Campinense e Atlético de Cajazeiras.
- Como o Paraibano Feminino ainda está longe, pode ser mais tranquilo. Mas, claro, depende da evolução da pandemia e como chegaremos lá. Já os estaduais sub-19 e sub-17 dão vagas em competições promovidas pela CBF.
Atualmente, o calendário da FPF prevê sete competições: Campeonato Paraibano, Campeonato Paraibano da 2ª divisão e Paraibano Sub-19 (profissionais); Campeonato Paraibano Sub-15, Campeonato Paraibano Sub-17 e Campeonato Paraibano Sub-20 (amadores), além do Paraibano Feminino.
Caso as competições não aconteçam, a CBF pode recomendar que os campeões de 2019 sejam os representantes da Paraíba nas competições nacionais. A medida beneficiaria Confiança de Sapé (que voltaria a disputar a Copa do Brasil Sub-17), Perilima (Copa do Brasil Sub-19) e Auto Esporte (Brasileiro Feminino da Série A-2). A medida não valeria para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma vez que os times são convidados pela Federação Paulista de Futebol.
Segundona adiada
A previsão da FPF para 2020 era antecipar o início da 2ª divisão do Campeonato Paraibano para maio, logo depois da conclusão da 1ª divisão. Evidentemente que não começa mais neste mês. Michelle Ramalho evita falar em cancelamento e prefere dizer que tem tempo para fazer uma divisão de acesso caso a situação de normalize nos próximos meses.
Alguns clubes já manifestaram a intenção de disputar a Segundona: 13 de Maio, Auto Esporte, Confiança de Sapé, Desportiva Guarabira, Esporte de Patos, Internacional-PB, Picuiense, Sabugy, Serrano-PB e Spartax.

Por Expedito Madruga 
Globoesporte.com
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui