Sabugy Futebol Clube; confira um histórico de um dos clubes manis antigos da Paraíba que completa 97 anos nesta quinta(09)

Fundado em 1923, o Sabugy Futebol Clube de Santa Luzia completa 97 anos nesta quinta-feira, 9 de abril, único clube profissional do Vale do Sabugi, o Gavião do Vale passou existir de direito em  1992, como amador quando foi filiado na FPF e em 2005 foi profissionalizado oficialmente na FPF e CBF, sendo que, considera-se a data oficial 09/04/1923, até para valorizar os atletas do e historia do clube no passado onde tem muitas historias no futebol amador da região.
No histórico o clube tem  três fundações, 1923 de fato, 1992 de direito e 2005 como profissional, o atual presidente do Sabugy  é Malakias Filho que vem a muitos anos comandando a equipe e faz um trabalho de base muito bom sempre todos os anos na ativa dando oportunidade aos jovens atletas de Santa Luzia e região.
Histórico:
O Sabugy Futebol Clube de Santa Luzia-PB, é considerado um dos clubes mais antigos da Paraíba, o clube existe de fato desde 9 de abril de 1923, data da sua fundação como clube amador, e durante um longo período o clube sobreviveu disputando amistosos e torneios na região do Sertão Paraibano e Seridó Potiguar, isso até os anos 80, porque a partir dos anos 90 e mais precisamente no ano de 1992 o clube filiou-se a Liga Santaluziense de Desportos e consequentemente a FPF (Federação Paraibana de Futebol), passando a ser assim um clube de fato e de direito.
No ano de 2005 o clube profissionalizou-se filiando-se a CBF(Confederação Brasileira de Futebol), passando a disputar o Campeonato Paraibano de Profissionais da 2ª Divisão.
Como Clube amador nas categorias de base o Sabugy disputou e conquistou as seguintes competições: 
Campeão Regional de Caicó nas categorias sub-15 e 17;
Campeão Regional de Patos nas categorias sub-15 e 17 e 
Campeão Paraibano das Ligas Paraibanas, competição organizada pela Federação Paraibana de Futebol.
Com a equipe principal no amador o Sabugy disputou e foi campeão das seguintes competições: 
Campeão Municipal;
Copa Regional; 
Copa Integração; 
Copa do Vale;
Copa AM Parelhas;
Seridosao; 
Copa PB/RN;
Copa do Sertão e 
Campeão Paraibano da LFPP(Liga de Futebol Profissional da Paraíba).
Como Clube Profissional o Sabugy disputou o Campeonato Paraibano da 2ª Divisão nos anos de 2005, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019, a melhor colocação foi em 2016 quando chegou as quartas-de-final e saiu para o campeão Internacional de João Pessoa.
Por falta de um estádio, o Sabugy joga a 2ª divisão disputando seus jogos todos fora de Santa Luzia e isso dificulta o clube no  fator campo e principalmente na falta de receita como mandante, mesmo assim o clube vem anualmente dando oportunidade a jovens e revelando talentos para o nosso futebol Paraibano, Nordestino e Brasileiro.
Para o ano de 2020 o Sabugy pretende no 2° semestre disputar as competições de base da FPF com as categorias sub-15 e 17 e no sub-19 competir para vaga na Copa São Paulo de Juniors, já que em 2019 fomos campeões no sertão e saímos na Semifinal da competição.
No profissional o clube tem pretensões de disputar a 2ª divisão que da acesso a 1ª divisão em 2021.
Parabéns ao Sabugy pelos seus 97 anos, clube de pessoas simples e humildes e formada por guerreiros que reconhece e valoriza seu passado, plantando sementes para o futuro das nossas crianças, adolescentes e jovens os transformando em atletas e cidadãos de bem combatendo o álcool, a droga, a prostituição e a criminalidade.
"Lutar sempre,vencer talvez, desistir nunca. Obrigado meu Deus"Malaquias Filho (Presidente).



Share on Google Plus

Inicio José Ramos SJS

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador