Fifa descarta Botafogo campeão mundial por Caracas; veja os clubes que são, segundo a entidade

Jogadores do Botafogo antes de jogo contra o Vasco, em 9 de junho de 1968 Gazeta Press
Na semana passada, o Botafogo ganhou as manchetes ao passar a considerar, em seu site oficial, as conquistas da Pequena Taça do Mundo, um extinto torneio triangular organizado em Caracas (Venezuela), como títulos mundiais.
De acordo com a Fifa, porém, a equipe carioca não deve ser considerada campeã do mundo.
Consultada pela ESPN, a entidade máxima do futebol salientou que só podem clamar essa honraria os clubes que conquistaram o Mundial de Clubes da Fifa (organizado pela primeira vez em 2000 e depois de 2005 em diante) ou a Copa Intercontinental (chamada também de Copa Toyota, por motivos de patrocínio).
“Em 2017, o Conselho da Fifa reconheceu todos os times europeus e sul-americanos que ganharam a Copa Intercontinental (disputada entre 1960 e 2004) como campeões mundiais”, disse um porta-voz da Fifa, à reportagem.
“No entanto, apenas em 2000 a Fifa organizou seu primeiro Mundial de Clubes próprio, com representantes dos seis continentes. Os vencedores desta competição, que passou a ser feita anualmente de 2005 em diante, são os times considerados pela Fifa como campeões do Mundial de Clubes da Fifa”, completou.
Por esses critérios, os times campeões do mundo no Brasil são:
Pela Copa Intercontinental
Santos (1962, 1963)
São Paulo (1992, 1993)
Grêmio (1983)
Flamengo (1981)
Pelo Mundial de Clubes da Fifa
Corinthians (2000, 2012)
São Paulo (2005)
Internacional (2006)
O PEDIDO DO BOTAFOGO
O tratamento dos Torneios de Caracas como Mundiais foram feitos a partir de um pedido de Luís Felipe Carneiro de Miranda, Grande Benemérito e curador do centro de memória do Botafogo.
O próximo passo será a confecção dos troféus, que na época não chegaram até o clube. O último passo seria uma tentativa de reivindicação dos títulos junto à Fifa.
Questionada pela ESPN se a equipe carioca já fez algum pedido pleiteando o reconhecimento, a entidade máxima do futebol não respondeu.
Em 1967, o Alvinegro venceu a Pequena Taça do Mundo ao derrotar o Barcelona por 3 a 2 na final, com gols de Aírton Beleza, Gerson e Paulo Cesar.
No ano seguinte, o Fogão foi campeão ao derrotar a seleção argentina por 1 a 0.
O tricampeonato veio em 1970, contra o Spartak Trnava, em uma vitória por 2 a 1.

ESPN.com.br
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador