Em reunião, Ferj e clubes ajustam detalhes para apresentar protocolo às autoridades de olho na volta do futebol carioca - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Em reunião, Ferj e clubes ajustam detalhes para apresentar protocolo às autoridades de olho na volta do futebol carioca

Rubens Lopes — Foto: Divulgação/Ferj
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu nesta quarta-feira com médicos de clubes cariocas e ajustou os últimos detalhes do protocolo médico que será enviado às autoridades em busca do retorno do futebol carioca.
O presidente da federação, Rubens Lopes, já havia se reunido com 20 médicos de clubes na última segunda-feira, na comissão montada para elaborar o documento, batizado como "Jogo Seguro".
Um dos representantes dos clubes na reunião desta quarta foi Marcos Teixeira, diretor médico do Vasco. Ao GloboEsporte.com, ele explicou o que foi definido e afirmou que o intuito do protocolo é "demonstrar o nível de segurança" proposto.
- Apresentamos o texto do protocolo, e alguns médicos deram sugestões. Modificamos e temos um texto pré-aprovado. Precisamos formatar e, então, o presidente Rubens Lopes irá levar às autoridades competentes. O intuito é demonstrar o nível de segurança que a gente propôs e, se dentro desse parâmetro de minimizar os riscos de contaminação, se é possível e quando é possível voltar aos treinamentos - explicou Marcos Teixeira, diretor médico do Vasco.
Decreto renovado nesta semana pelo governador Wilson Witzel, que o estendeu até 30 de abril, mantém suspensão de série de atividades. Entre elas, "realização de eventos e de qualquer atividade com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas" e também "funcionamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares".
Questionado pelo GloboEsporte.com se as medidas impediriam os clubes de voltarem a treinar, a assessoria de imprensa do governo do estado enviou a seguinte nota: "O artigo 4º do decreto estadual 46.980 determina a suspensão da realização de eventos e atividades que aglomerem pessoas, no intuito de resguardar o interesse da coletividade na prevenção ao coronavírus. A medida é respaldada pela orientação da Organização Mundial da Saúde que recomenda o isolamento social como forma de conter o avanço da pandemia.
Veja a nota oficial da Ferj:
"O protocolo Jogo Seguro, produzido em conjunto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os médicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca - inclusive o presidente do Vasco, também médico, Alexandre Campello -, teve a sua redação final aprovada nesta quarta-feira (dia 15/04).
O documento, com 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas será entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como "guidelines" para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento.
Objetivos, aspectos técnicos sobre o Coronavirus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, vestiários, fisioterapia, departamento médico, nutrição, academia, rouparia/lavanderia e rotina de treinos foram itens detalhados no documento intitulado RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA RETORNO AO FUTEBOL.

Por Cahê Mota, Hector Werlang, Raphael Zarko e Thayuan Leiras 
Globoesporte.com Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui