Causos & Lendas do Nosso Futebol: A Bola e o livro

“Um país se faz com homens e livros”.
   (Monteiro Lobato)
O nosso futebol possui uma imensurável riqueza de informações dentro e fora das quatro linhas, acarretando o debate de milhares de monografias, teses e pesquisas acadêmicas nas nossas universidades públicas e privadas. O tema é vasto, apaixonante e bonito.
O cinema, o cordel as novelas e o teatro também já exploraram esse fértil campo que envolve paixão, alegria, dor, sofrimento e meio de vida de muita gente deste país de dimensões continentais. O Brasil, apesar de desorganizado e com ingerência de dirigentes sem ética, sem compromisso coletivo e que visam apenas o seu bolso, ainda é o país do futebol.
Mas é no campo das revistas e dos livros que os pensadores refletem com maior ênfase as suas opiniões abalizadas sobre o nosso esporte rei. Temos livros e revistas para todos os gostos, narrando desde o surgimento do futebol com a chegada das primeiras bolas e camisas da Inglaterra, até os dias atuais, nos quais os dólares, cabelos coloridos, tatuagens e brincos proliferaram.
Esses livros vêm contando a história do futebol local, regional e nacional como um fiel registro que o tempo não conseguirá apagar, passando para as novas gerações essas informações que nos ajudam a planejar o futuro desse esporte com comparações de épocas e costumes.
Aqui na nossa Paraíba temos vários e bons livros que relatam com minúcias e detalhes o surgimento, a expansão e a profissionalização do nosso futebol, passando pela construção e demolição dos estádios, a fundação e extinção de clubes, o surgimento de craques que aqui nos encantaram e outros que encantaram pelos gramados além mar.
Se a memória não me falha, foi Walfredo Marques o precursor, com a sua obra “A História do Futebol Paraibano”, editado pela gráfica União e lançado no início da década de setenta. Seu livro virou fonte de pesquisa e inspiração para outros amantes do nosso futebol. Hoje já temos literatura específica de Cajazeiras a Cabedelo.
E para a nossa alegria, em breve teremos mais dois livros em nossas livrarias, ambos abordando o futebol e escrito pelo mesmo autor\escritor. Trata-se do professor e desportista Lucas Vieira de Lima Silva, que lançará os livros “Empoderamento Afro-Brasileiro no Futebol” e “Torcedores e Torcidas”.
O esperado lançamento das obras literárias acima citadas ocorrerá no dia primeiro de novembro do fluente ano, as 17 horas, na sede da Coopeduc, localizada na Rua Rodrigues de Aquino, 280, Centro João Pessoa.

Serpa Di Lorenzo
Historiador, Membro da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br
Share on Google Plus

Inicio Esporte do Vale

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador