Árbitro vê invasão em pênalti, mas erra ao anular gol e assinalar tiro livre indireto na decisão da 2ª Divisão na Paraíba - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Árbitro vê invasão em pênalti, mas erra ao anular gol e assinalar tiro livre indireto na decisão da 2ª Divisão na Paraíba



São Paulo Crystal chegou a abrir 2 a 0 de vantagem, mas cedeu o empate ao fim da partida — Foto: Raniery Soares / FPF-PB
Um lance para lá de confuso foi protagonizado pela arbitragem do estado da Paraíba na noite dessa quarta-feira. Na ocasião, o time da casa era o Sport Lagoa Seca, que recebia o São Paulo Crystal, de Cruz do Espírito Santo, no Estádio Amigão, em Campina Grande, no jogo de ida da decisão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. O time visitante vencia por 2 a 0 quando, aos oito minutos do segundo tempo, teve uma penalidade assinalada em seu favor pelo árbitro Tiago Ramos. O atacante Biro Biro foi para a cobrança e converteu. No entanto, um companheiro seu invadiu a área antes da cobrança. O juiz constatou a infração, mas, em vez de determinar a repetição da cobrança, como manda a regra, assinalou um tiro livre indireto para o adversário. A situação bizarra mudou os rumos do confronto, já que a equipe visitante poderia ter aberto 3 a 0, mas, em vez disso, o time da casa conseguiu empatar o confronto, que terminou 2 a 2.
A Regra 14, que explica como o árbitro deve proceder nessa situação, não é tão complexa nem de interpretação. Segundo o texto, em casos como esse, a arbitragem deve mandar repetir a cobrança. Para ficar mais claro, apenas se o pênalti for desperdiçado, nesse tipo de lance, é que o árbitro deve marcar um tiro livre indireto.
Se um jogador do time do batedor entrar na área ao ser anotado o gol, deve ser repetida cobrança.
Se um jogador do time do batedor entrar e não for gol, o juiz deve marcar tiro livre indireto de dois lances no local da invasão.
Se jogadores do time adversário entrarem na área na hora do gol, a batida será validada.
Se jogadores do time adversário entrarem na área e o gol for perdido, deve ser repetida a cobrança.
Se jogadores de ambos os times invadem, saindo ou não o gol, deve ser repetida a batida do pênalti

A regra, inclusive, contradiz o que disse o zagueiro Ítalo, do Sport-PB. Segundo o defensor, marcar tiro livre indireto após invasão é uma das regras novas do futebol. No entanto, nas 12 novas regras introduzidas em 2019 pela Fifa, nenhuma está voltada para invasões de área em cobranças de pênalti.
– A nova regra, que eu entenda, é que invasão reverte o lance. E três atletas do São Paulo Crystal invadiram a área. Pode notar que nem eles mesmos reclamaram. O juiz foi excelente, que aplicou a regra – afirmou o defensor do Sport-PB.
Tiago Ramos é uma das promessas da arbitragem paraibana. Mas errou ontem ao não mandar voltar a cobrança do pênalti para o São Paulo Crystal. Deu tiro livre indireto após a cobrança em razão da invasão de área. Onde está isso na regra? E aí, @CoelhoArnaldoC pic.twitter.com/ftIhUxjJHQ
Em contrapartida, o técnico do São Paulo Crystal, Índio Ferreira, revelou que o árbitro Tiago Ramos admitiu ter se equivocado ao assinalar posse para o time visitante. O treinador ficou na bronca com o lance que mudou o jogo.
– O árbitro me confidenciou que foi um erro humano, mas aí eu vou passar a noite inteira reclamando que não vai mudar. Após o jogo, eu fui cumprimentá-lo, aí ele me contou que erros acontecem e que poderia ter se equivocado. Eu avisei que jogadores do Sport-PB também invadiram a área na hora do pênalti, mas ele só viu o nosso. Ele me respondeu que realmente só enxergou o nosso – disse o comandante do São Paulo Crystal.
Em contato com a nossa reportagem, o árbitro Tiago Ramos de Oliveira confessou que o excesso de confiança acabou atrapalhando o seu desempenho no jogo e disse que a falha tirou o seu sono. Tiago é uma das novas apostas do quadro de arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Com o resultado, Sport-PB e São Paulo Crystal deixam a disputa em aberto na decisão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Neste sábado vai acontecer a partida de volta, agora no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo. Como não existe a vantagem do gol fora de casa, cada time joga pela vitória. Se o empate persistir, a disputa vai para os pênaltis.

Por Cisco Nobre e Bruno Rafael 
Globoesporte.com/Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui