Regulamento do Paraibano é omisso em relação ao critério para definir o 3º colocado do estadual - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 29 de março de 2019

Regulamento do Paraibano é omisso em relação ao critério para definir o 3º colocado do estadual

Campinense, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras buscam, além do título, vagas na Série D de 2020 — Foto: Samy Oliveira/Campinense
O Campeonato Paraibano vai chegando na sua reta final e, como sempre, vai criando uma expectativa maior na torcida das quatro equipes que se classificaram para as semifinais da competição e que seguem sonhando com o título estadual. Mas como vem acontecendo nos últimos anos, o torneio pode ser alvo de questionamentos no tapetão. É que mais uma vez o regulamento tem uma omissão em um aspecto bem importante do campeonato: o critério para definir o terceiro colocado ao fim das disputas.
Claro que ninguém joga o estadual buscando ser apenas o terceiro lugar. A questão é que a “medalha de bronze” no Paraibano, desde que o Botafogo-PB subiu para a Série C do Campeonato Brasileiro, e a Série D passou a ter sempre dois clubes paraibanos, ganhou uma importância grande nas disputas.
Campinense, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras buscam, além do título, vagas na Série D de 2020 — Foto: Samy Oliveira/Campinense Campinense, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras buscam, além do título, vagas na Série D de 2020 — Foto: Samy Oliveira/Campinense
É que, aplicando a tese apenas a este ano, se o Botafogo-PB - o único integrante da Paraíba na Série C que avançou para o mata-mata do Campeonato Paraibano - for finalista do estadual, as duas vagas do estado na Série D do ano que vem serão destinadas ao outro finalista do estadual - seja campeão ou não - e ao terceiro colocado do torneio.
A questão é que o regulamento específico do Campeonato Paraibano de 2019 é omisso e não explica quais os critérios para definir quem será o terceiro colocado ao fim da competição. O que pode gerar diferentes entendimentos. E como é cultura no futebol paraibano, as leituras são formuladas a partir dos interesses individuais dos clubes.
Para exemplificar melhor, vamos supor uma possibilidade. O Campinense, segundo colocado do Grupo B, teve uma pontuação melhor do que o Nacional de Patos, vice-líder do Grupo A, na primeira fase. A Raposa somou 17 pontos contra 15 do Canário. Caso o Nacional de Patos seja eliminado pelo Botafogo-PB com uma vitória e uma derrota, e se o Campinense cair para o Atlético de Cajazeiras com duas derrotas, na classificação geral, o Nacional de Patos passaria a Raposa: 18 contra 17, a favor do Naça.
A soma da pontuação das fase como critério para efeito de definição da classificação geral, no entanto, não consta no regulamento. O documento só explica que a soma das pontuações de todas a fase serve apenas para definir quem terá o direito de fazer o segundo jogo da final em casa.
O entendimento da FPF, porém, vai nessa linha. Segundo o diretor executivo da entidade, Otamar Almeida, é a soma dos pontos de todas as fases que define a classificação geral.
    - O que vale é a soma geral de pontos até o final da competição - resumiu.
No ano passado, por exemplo, o terceiro colocado foi definido sem soma de pontuação das fases. Quem fechou o pódio do estadual foi a equipe que melhor pontuou, considerando apenas a fase semifinal. Como o Serrano-PB foi eliminado pelo Campinense, vencendo um jogo e perdendo outro, portanto fazendo três pontos, o Lobo da Serra ficou com uma das vagas na Série D deste ano. O critério estava estabelecido claramente no regulamento.
Em 2018, no entanto, outro aspecto do regulamento foi posto em xeque pelos clubes. É que o texto deu margem para várias interpretações sobre os clubes que deveriam ter a vantagem de jogar em casa na segunda partida do mata-mata além do direito de se classificar com um empate no resultado do agregado.

Por Pedro Alves
Globoesprote.com/João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui