Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você Lembra de Adelino? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você Lembra de Adelino?

Ele nasceu na cidade potiguar de Mossoró – RN, no ano de 1949 e lá iniciou a sua brilhante carreira no juvenil do Ypiranga. Em 1969 chegou ainda jovem para fazer carreira e nome no Treze Futebol Clube, time que defendeu por vários anos e atingiu a marca 152 gols com a sua camisa.
Estamos falando do grande artilheiro Adelino Aquino Neto, o popular centroavante “Adelino”, que por muitos anos amedrontou as defesas dos times paraibanos. Em 1979, em jogo válido pelo campeonato estadual, o Treze aplicou uma enorme goleada no time do Nacional de Cabedelo pelo escore de 13 a 0;   oito gols foram de sua autoria, escrevendo o seu nome na galeria de goleadores como Dario e Pelé, que marcaram várias vezes em uma única partida. Esse feito lhe rendeu o troféu nacional denominado de “Bola de Ouro.”
Adelino tinha como características principais a explosão e a velocidade dentro das quatro linhas. Boa estatura, físico privilegiado e uma excelente visão de jogo completavam esse artilheiro que jogou onze anos como profissional. Ele vestiu ainda as camisas do Fortaleza, do Sampaio Correa, do Tiradentes-PI e da extinta Desportiva Borborema, esse último já extinto ficou conhecido como o Gavião.
Na hora de encerrar a sua carreira, no dia 07 de maio do ano de 1980, estava o “Leão” - apelido carinhoso que ganhou da imprensa - vestindo a camisa de número 9 do Treze Futebol Clube. Foi em um jogo amistoso contra o Guarabira que terminou com o placar de 1 x 0 com gol de sua autoria.
Ao encerrar a sua participação como jogador profissional, Adelino montou uma oficina mecânica na Rainha da Borborema, cidade que permaneceu residindo e angariou a amizade de um número significativo de amigos e admiradores.
Já aposentado das chuteiras ele teve o prazer e a satisfação de comparecer no plenário da Casa Félix de Araújo,  no dia 26 de novembro de 2007,  para receber o título de cidadão da cidade de Campina Grande; reconhecimento  que veio a somar com as outras merecidas homenagens que tinha recebido. O plenário esteve lotado de ex-diretores, torcedores e cronistas que compareceram para prestigiarem a entrega do diploma ao ex-jogador. A propositura foi do vereador Perón Japiassú e devidamente chancelada pelos demais legisladores mirins.
Hoje ele não mais convive com a vibrante torcida do temido "Galo da Borborema", pois foi convidado a residir no andar de cima. Porém, Adelino Aquino Neto, o popular "Adelino", escreveu o seu nome, com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano. 

Serpa Di Lorenzo
Membro Pleno do TJDF PB, da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui