Quatro anos para a bola rolar: Catar faz contagem regressiva de olho na Copa de 2022 - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Quatro anos para a bola rolar: Catar faz contagem regressiva de olho na Copa de 2022

Foto: Divulgação/Catar 2022
O Catar comemorou na ultima quarta-feira exatos quatro anos para o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2022 (abertura no dia 21 de novembro e final no 18 de dezembro), a primeira que será organizada por um país árabe. Por conta do calor do verão na região, a Fifa e o comitê local optaram por mudar a competição para os meses de novembro e dezembro, quando as temperaturas são mais amenas. Todos os estádios, porém, serão climatizados. Com pouco menos de três milhões de habitantes, e com uma enorme riqueza proveniente em sua maior parte pela exploração de gás, o Catar é um imenso canteiro de obras, com diversas construções em andamento como estradas, metrô, estádios, ruas e avenidas. Tudo vai ficar de legado para depois do torneio de futebol e que também faz parte do projeto Vision 2030: institui o crescimento econômico de forma sustentável, com desenvolvimento social e ambiental para os próximos anos.
Se o país é um grande canteiro de obras, nada disso assusta os cataris. A promessa é de entregar grande parte das obras com muita antecedência. Dos oito estádios que serão utilizados no Mundial, um já está pronto (o Khalifa Stadium) e outros têm o cronograma bastante adiantado (veja mais abaixo). O objetivo é deixar todos os campos prontos em 2020, dois anos antes da Copa.
Outra grande obra para o país é o metrô, que vai ligar os principais pontos de Doha e locais de jogos e entretenimento de pessoas durante a Copa do Mundo. Com o transporte público moderno e a distância entre estádios (a maior distância será de 55 quilômetros entre os estádios de Al Khor, que fica ao norte, e Al Wakrah, no sul do território), os cataris apostam em uma novidade em Mundiais: os fãs terão a possibilidade de acompanharem até três jogos em um dia.
Dos oito estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2022, apenas o Khalifa seguirá com sua capacidade original: 40 mil lugares. Outros seis terão suas capacidades reduzidas, e o Ras Abu Aboud será totalmente desmontado. Ao todo, o Catar vai doar para outros países 170 mil assentos que serão utilizados no Mundial e depois desmontados.
Estádios:
Estádio Al Bayt — Foto: Divulgação
Com capacidade para 60 mil pessoas, será reduzido pela metade depois da Copa, está próximo de ser entregue. O projeto do comitê organizador da Copa é finalizar as obras no fim de 2018, mas a inauguração ainda não foi definida. O estádio foi planejado para apresentar ao mundo a cultura dos povos nômades do Qatar.
Estádio Al Rayyan — Foto: Divulgação
Cidade que fica muito perto de Doha terá um estádio com o nome próprio. O estádio de Al Rayyan ficará pronto em 2019, também terá sua capacidade reduzida após o Mundial de 2022. O time que mandará os jogos no local, o Al Rayyan Sports Club, é um dos mais tradicionais do país. O palco poderá receber 40 mil torcedores e será sede de jogos até as quartas de final da Copa.
Estádio Al Thumama — Foto: Divulgação
Também com previsão de entrega para 2020, está localizado a 12 quilômetros de Doha. Poderá receber até 40 mil torcedores em jogos que vão até as quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Após o evento, sua capacidade será reduzida para 20 mil fãs. Toda a estrutura que será removida tem como projeto ser doada para países em desenvolvimento. Além disso, o Aspetar, um moderno e conceituado hospital para atletas do Catar, abrirá uma unidade no estádio após o Mundial.
Estádio Al Wakrah — Foto: Divulgação
Situado em uma das áreas mais antigas do Catar, o estádio que terá capacidade para 40 mil fãs durante a Copa do Mundo está na reta final das obras. A previsão de entrega inicial era para o fim de 2018, mas pode passar um pouco e ter suas obras finalizadas no início de 2019. Será a casa do Al Wakrah Sports Club, e após o Mundial 20 mil lugares serão doados para o desenvolvimento de projetos ligados ao futebol no exterior.
Estádio Education City — Foto: Divulgação
É um estádio que está integrado ao ambiente de universidades no Catar. Ao redor está a Fundação Catar para educação, ciência e desenvolvimento comunitário. O Education City poderá receber 40 mil torcedores durante os jogos da Copa do Mundo, depois terá sua capacidade reduzida pela metade. O local receberá partidas até as quartas de final. Ficará pronto em 2019.
Construído em 1976, reformado e reaberto em maio de 2017, o Khalifa Stadium foi o primeiro estádio pronto para a Copa do Mundo de 2022. Moderno e todo climatizado, é também o mais tradicional do país, já recebeu importantes competições como Jogos Asiáticos e a Copa do Golfo. Está localizado no complexo do Aspire, um dos maiores centros de esporte do mundo. Pode receber 40 mil torcedores, e ao contrário dos outros estádios não terá sua capacidade reduzida após o Mundial. Receberá partidas até as quartas de final durante o Mundial.
Estádio Lusail — Foto: Divulgação
É o principal estádio da Copa do Mundo de 2022, receberá, além de outros jogos, a abertura e a final da competição. Terá capacidade para 80 mil torcedores, sendo que após a competição perderá metade das cadeiras. Apesar de estar em construção e com previsão de entrega para 2020, seu projeto final ainda não foi divulgado. Algo que acontecerá em dezembro, de acordo com o comitê da Copa.
Ras Abu Aboud — Foto: Divulgação
Um dos projetos mais incríveis de 2022, o estádio será todo construído com a estrutura de container. Terá capacidade para 40 mil torcedores, mas após a Copa do Mundo será todo desmontado. Suas peças serão enviadas até para outros países, uma forma que o Catar encontrou para contribuir com o desenvolvimento social e esportivo. Ficará pronto em 2020.
Transporte:
Metrô de Doha — Foto: Divulgação
Com enormes e novas rodovias, várias ruas e avenidas sendo ainda construídas, o Catar aposta que a mobilidade não será problema durante a Copa do Mundo. A novidade, porém, é o investimento no transporte público. Um moderno sistema de metrô, que opera sem condutor, já está em fase de testes no país. Ainda em construção, porém. A promessa é de que os fãs poderão utilizar a rede ferroviária para deslocamento durante os jogos do Mundial, e depois da competição o legado será um transporte de grande qualidade e limpo, o que pode retirar carros e poluição das ruas.
A expectativa das autoridades do Catar é que cerca de 50 milhões de pessoas utilizem o Aeroporto Internacional de Hamad em 2022, ano da Copa do Mundo no país.
Hospedagem:
Além da rede hoteleira em Doha, o Catar busca soluções que aproveitem todo seu ambiente para receber os fãs de todo o mundo em 2022. Quem quiser ter uma experiência típica poderá se hospedar até no deserto em locais especialmente preparados para o público. Além disso, vários cruzeiros ficarão ancorados na costa de Doha para servir de hotel para os milhares de torcedores.

Por GloboEsporte.com 
Doha, Catar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui