Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Futebol da Paraíba Exposto ao Mundo - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Futebol da Paraíba Exposto ao Mundo

“Um país se faz com homens e livros”. (Monteiro Lobato)
No ano passado, tive a curiosidade de conhecer, por meio da net, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro - O Museu do Futebol -, existente nas instalações do histórico e tradicional Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o tradicional “Pacaembu”, localizado na cidade de São Paulo. Um verdadeiro templo do nosso futebol.
Pois bem, encantado com as fotografias, placas, emblemas, documentos, livros, jornais, revistas, gravações, filmagens, estátuas e demais imagens que representam, preservam e nos contam a rica história do futebol brasileiro, pensei se seria possível eu fazer a doação de um exemplar do meu pequeno e simples livro, Causos & Lendas do Nosso Futebol, publicado pela Gráfica A União para ser exposto na biblioteca daquele santuário futebolístico.
Bem, não custaria nada tentar, pois o máximo que poderia acontecer era eu receber um não como resposta. E foi assim que encaminhei um e-mail para os coordenadores daquele museu narrando, a pretensão deste humilde escriba. Para a minha surpresa, eles responderam que seria possível e que eu deveria preencher uns documentos formalizando aquela doação, e dias depois recebi os formulários. 
  Bastante alegre e eufórico, comecei a preencher os respectivos formulários. Eis que me veio outra ideia, já que aceitaram o meu livro para expor naquele espaço, poderiam também aceitar os livros dos outros escritores do futebol da minha querida Paraíba. Bem, eu só iria saber perguntando, concorda, amigo leitor?
E para lá se foi enviado outro e-mail requerendo mais espaço para a exposição dos livros dos amigos que amam e gostam do nosso futebol. A resposta foi positiva e novos formulários foram enviados para mim.
  Telefonei, para os amigos, contei o fato e recebi um exemplar dos seus respectivos livros, “Tirando de Letra”, de Eudes Moacir Toscano, “Futebol Paraibano”, de José Santos,  “A História do Futebol de Patos”, de José Romildo de Sousa e  “ A História do Futebol de Cajazeiras”, de Reudesman Lopes Ferreira.
De posse dos livros, preenchi os formulários e quando eu me preparava para saber o valor do envio dos mesmos pelos Correios via Sedex, encontro um amigo de infância, Walfredo Maia, hoje executivo na área de educação e me diz “Serpa, eu viajo para São Paulo mensalmente, guarde o seu dinheiro que eu faço essa entrega pessoalmente. E disse mais, quem ganha com essa sua brilhante iniciativa é o futebol paraibano, parabéns, cara!” 
Bem. Para a nossa alegria, ele já viajou e entregou, pessoalmente, ao gentil bibliotecário Ademir Takara, os livros que contam boa parte do nosso futebol. Agora, qualquer cidadão do mundo, que visitar aquele santuário do futebol, poderá e terá acesso a história dos nossos clubes e dos nossos grandes jogadores, do litoral ao sertão, tudo isso com riqueza de detalhes.
Temos a certeza de que com essa iniciativa marcamos um gol de placa, preservando e divulgando, para o mundo, a brilhante história do futebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo
Membro Pleno do TJDF PB, da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui