Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Campeão de Audiência - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 12 de maio de 2018

Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Campeão de Audiência

Por pouco o futebol não o perdeu para a música, pois quando garoto ele teve uma iniciação musical muito intensa em sua cidade natal, a sua querida Itabaiana. Ele era clarinetista na banda de música de sua terra, chegando a estudar e a tocar na companhia  do então desconhecido Sivuca.
Mas para a sorte do nosso futebol, Ivan Bezerra de Albuquerque, conseguiu um emprego arranjado por um tio e se transferiu para a capital paraibana, isso no início da década de 1950. Ao final do expediente, Ivan Bezerra, comparecia quase todos os dias ao tradicional “Ponto de Cem Reis” e lá participava das rodas de bate papo sobre futebol.
Logo, o seu conhecimento sobre o futebol e a sua facilidade de gravar as escalações dos times, chamou a atenção das pessoas que para ali convergiam. E não demorou a surgir uma oportunidade para ingressar na radiofonia, quando foi convidado em 1952 para participar da equipe esportiva da Rádio Arapuan - AM. Desse ano até os dias de hoje, o nosso comentarista campeão de audiência não parou de informar, comentar e esclarecer o torcedor paraibano... São mais de sessenta anos vivenciando o nosso futebol, sempre com profissionalismo, ética e coerência. Ele passou pela redação de todos os jornais da capital, foi atentamente ouvido em todas as rádios de João Pessoa, sendo uma testemunha ocular dos altos e baixos do nosso futebol; mas a função de comentarista teve início no ano de 1953, já integrando a Rádio Tabajara, em um jogo do Auto Esporte, de João Pessoa, contra o Náutico, do Recife, em que substituiu o radialista Virgílio Trindade.
Ivan Bezerra freqüentou e viu a demolição do antigo campo do Cabo Branco; acompanhou o surgimento e as várias reformas do Estádio Leonardo da Silveira, o campinho da Graça; presenciou a inauguração do Estádio Olímpico do Bói Só, e finalmente a construção do Almeidão, do Amigão e do Perpetrão, em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, respectivamente.
Viu time de futebol deixar de existir, outros surgirem, mudarem as suas cores, a sede. Presenciou goleadas arrasadoras, gols impossíveis, juízes parciais, craques que aqui nasceram e depois conquistaram o mundo. Viajou por todo o Brasil e por vários países, sempre comentando com objetividade e simplicidade.
Testemunhou o Rei Pelé marcar o seu 999º gol, em cima de seu conterrâneo Lula, e depois jogar de goleiro para evitar o seu histórico milésimo em nosso solo. Reencontrou o Rei, na Itália, em sua festa de cinqüenta anos. Também se comoveu com a prematura morte de Nininho, o “ fiapo de ouro”.
Colaborou por vários anos com o esporte amador, trabalhando como árbitro de futebol de salão em diversos campeonatos do estado. Não esqueceu as entidades de classe, integrando os quadros da API – Associação Paraibana de Imprensa, Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Radialistas e como não poderia deixar de ser, da ACEP, Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba. Também deixou a sua contribuição, como técnico, de futebol, quando assumiu o comando do extinto time do União e do Santos de Tereré.
Dentre as várias homenagens em que o comentarista Ivan Bezerra de Albuquerque fez jus, cito a que ocorreu recentemente,  quando do aniversário da Rádio Tabajara, que de uma forma bastante justa, nominou a sua cabine esportiva no estádio Almeidão com o nome do decano da imprensa esportiva paraibana.
Para nós, cronistas, desportistas e torcedores, é com tristeza que a partir do próximo domingo não ouviremos mais o famoso " meus amigos", pois o campeão de audiência foi convocado para a seleção celestial. Descanse, campeão!       
Extraído do livro “Causos & Lendas do Nosso Futebol”.

Serpa Di Lorenzo
Auditor do TJDF PB e da ACEP e APBCE
falserpa@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui