Causos & Lendas do Nosso Futebol: O América de Esperança

Fundado em vinte e um de abril de 1946, em uma bonita noite de sexta-feira, na calçada da então mercearia do Sr. Severino Granjeiro, o América Futebol Clube da cidade brejeira de Esperança - distante apenas 156 quilômetros da capital e 26 quilômetros de Campina Grande -  já conquistou glórias e escreveu o seu nome na história do futebol paraibano.
Na década de cinqüenta o Sr. José Ramalho da Costa assumiu a presidência da agremiação e começou com os seus companheiros de diretoria a planejar e projetar o clube para futuramente se profissionalizar. Quando foi no ano de 1954 ele inaugurou a praça de esportes do clube, precisamente o campo de futebol que foi batizado com o seu nome e que naquela tarde festiva recebeu o forte time do Treze Futebol Clube.
No início da década de setenta  o “Mequinha Brejeiro” disputou uma copa não patrocinada pela FPF com os grandes times de Campina Grande e região, e nos anos de 75, 77 e 79 disputou a primeira divisão do campeonato paraibano com a devida chancela da FPF.
Em 1994 e 1995 o alvirrubro brejeiro disputou a segunda divisão do campeonato paraibano e a sua boa campanha na segundona resultou no convite para disputar o campeonato brasileiro da série C, juntamente com o Santa Cruz de Santa Rita, o Souza e o Botafogo da capital. Os seus jogos na competição nacional foram realizados no “Estádio O Amigão” da cidade de Campina Grande.
O que pouca gente sabe é que o América Futebol Clube nos representou em uma excursão nos continentes europeu e africano, no ano de 1991, quando realizou vários jogos em gramados da Espanha e do Marrocos, inclusive conquistando o “VI Troféu Arcangel”. Dizem os especialistas nesse assunto que o clube foi apresentado pelos empresários no exterior como sendo o América do Rio de Janeiro, como forma de atrair público e renda aos jogos.
Está na hora dos desportistas daquele município, junto com o comércio local e os políticos da região, sentarem, planejarem e retornarem a escrever a história daquele time alvirrubro, que já contribuiu muito com o futebol paraibano e ainda pode contribuir muito mais.
Viva o América Futebol Clube da cidade de Esperança!

Serpa Di Lorenzo   
Auditor do TJDF PB e da ACEP e APBCE 
falserpa@oi.com.br
Share on Google Plus

Inicio Joao Henrique

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador