Causos & Lendas do Nosso Futebol: "Você Lembra de Telino" - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Causos & Lendas do Nosso Futebol: "Você Lembra de Telino"

Telino(Foto: Internet)
No dia 16 de março de 1948, na cidade potiguar de Natal, nasceu João Telino da Costa Neto, o popular “Telino”. Para a nossa felicidade, quando ele completou apenas um ano de idade, seus pais vieram residir em João Pessoa, precisamente no Bairro de Cruz das Armas, celeiro e laboratório de bons atletas como Serginho, Leonicy, Chico Matemático, Tarcísio e Ferreira, este último jogou ao lado de Pelé.
Desde criança o futebol foi a sua paixão, jogando peladas em times do bairro. A sua forma fria e inteligente de tratar a bola, demonstrando domínio e intimidade, levou Telino a assinar o seu primeiro contrato profissional com o Auto Esporte Clube; era o ano de 1967.
O nosso clássico zagueiro, à época, comparado ao lendário craque “Marajó”, foi transferido para o Botafogo Futebol Clube, agremiação essa que marcou a passagem de Telino em nossos gramados, principalmente com as conquistas dos títulos estaduais de 68 e 69.
Quando saiu do Belo, o nosso homenageado foi jogar na equipe do Santa Cruz, do Recife, clube em que permaneceu por três anos, 1970, 71 e 72, onde conquistou títulos e sofreu uma contusão que o fez retornar para João Pessoa. Quando aqui esteve de retorno, foi cogitada a sua ida para o futebol europeu, porém o negócio não se concretizou.
Clinicamente e fisicamente recuperado, Telino foi parar no ABC de Natal, onde também foi campeão e jogou as temporadas de 1973 e 74. No estado vizinho ele ainda vestiu e honrou as camisas do Alecrim e do América, ambos de Natal, sendo neste último a sua despedida do futebol.
Quando esteve no time abecedário, o nosso homenageado participou de uma excursão aos continentes europeu, asiático e africano, disputando 20 partidas, vencendo 10, perdendo 05 e empatando 05, sendo titular em quase todos os jogos e dividindo as quatro linhas com outros jogadores do ABC que também vestiram a camisa do Botafogo-PB, como Baltazar, Valdeci Santana, Jorge Demolidor, Soares, Libânio, Danilo Menezes e o zagueiro Edson.
Essa vitoriosa excursão, com mais de 100 dias no estrangeiro, marcou muito a vida de nosso homenageado, que aproveitou e escreveu um prazeroso livro relatando todos os bastidores da viagem com o título de “ABC - Da terra potiguar para as terras além mar”.
Para nós, torcedores, cronistas e amantes do futebol, ficou a certeza de que João Telino da Costa Neto, o popular “Telino”, escreveu o seu nome, com tintas perpétuas e douradas na brilhante história do futebol paraibano.

Francisco Di Lorenzo Serpa
Membro da API, UBE e APP
falserpa@oi.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui