Causos & Lendas do Nosso Futebol: Na Saga do Autinho do Amor - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 9 de setembro de 2017

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Na Saga do Autinho do Amor

Foto/Divulgação: Internet
Agitam-se bandeiras no estádio, a explodir!
Porque, o Auto Esporte, de repente, vai surgir
A multidão exulta, a cada instante,
Esperando confiante, a vitória conseguir
A luta contra tudo e contra todos começou
O Auto Esporte vai mostrar o seu valor
Sem ódio e sem rancor, sem nada a temer,
Sabendo que a disputa é pra valer
Um brado então se ouviu, em todos os rincões
Incendiando nossos corações!
(Estrofe do hino do Auto Esporte)

Fundado em  1936, o Auto Esporte Clube comemora o seu natalício no dia 07 de setembro, tendo uma história pautada em altos e baixos momentos de glória, porém sempre possuindo uma equipe guerreira e uma pequena e apaixonada torcida. A sua fundação ocorreu em um ambiente que predominava os motoristas da capital, que na época se concentravam no antigo “Ponto de Cem Reis” em uma histórica praça de taxi.
Aquela pequena agremiação, no inicio os seus jogadores eram todos motoristas, foi crescendo e treinando em vários campos da capital, o que resultou em uma maior aproximação do povo, deixando de ser um time de motoristas e passando a ser conhecido como o “Clube do Povo”.
As suas cores predominantes são o vermelho e o branco, caracterizando-se como alvirrubro, tendo o “Macaco” como o seu mascote oficial e uma sede e centro de treinamento localizado no Bairro de Mangabeira, aonde funciona o seu Estádio Evandro Lélis.
O seu primeiro título estadual foi brilhantemente conquistado de forma invicta no ano de 1939, com um time que a sua torcida nunca esqueceu e que tinha como base os seguintes heróis: Terceiro, Biu, Zé Novo, Henrique, Gerson e Aluizio, Neto, Formiga e Pitota, Pedrinho e Misael.
Por duas vezes os seus dirigentes cogitaram mudar o nome do clube, a primeira foi em 1953, quando tentaram modificar  para Associação Esportiva do Comércio. A segunda ocorreu em 1967, quando tentaram realizar a fusão do clube dos motoristas com o extinto Esporte Clube União, nascendo dessa fusão o Auto União. Ambas as iniciativas não prosperaram.
Em 1951 o Clube do Povo realizou a sua primeira partida internacional, quando enfrentou a tripulação do navio argentino “Punta Del Loyola” que estava ancorado no Porto de Cabedelo. Os alvirrubros honraram a sua tradição e golearam os hermanos por cinco tentos a um.
Um fato pitoresco na gloriosa história do Altinho do Amor foi quando a sua delegação pegou um ônibus e foi enfrentar a seleção de Itabaiana, em 01 – 12 - 1959. Na estrada o seu ônibus quebrou, e os jogadores precisaram caminhar cerca de um quilometro para conseguirem outra condução, que era um ônibus de linha e já devidamente lotado. Em resumo, os jogadores foram colocados em cima da bagagem e na parte superior do veículo. Esse segundo ônibus também sofreu uma pane, os jogadores desceram, pegaram a bagagem e resolveram ir andando até o campo da cidade. Essa partida terminou empatada em 0 x 0.
Hoje, o Auto Esporte possui em sua galeria de troféus seis títulos estaduais, vários torneios comemorativos, torneios inícios, da segunda divisão e de categorias de base. Já participou de competições nacionais chanceladas pela CBF, como a Taça Brasil, Copa do Brasil e nas segunda e terceira divisões.
Vários jogadores se destacaram com a camisa do Clube do Povo, cada um em sua época. Podemos citar os atacantes e artilheiros Anselmo, Dentinho Guerreiro e o profeta Isaías Ferreira da Silva, este último o seu maior artilheiro
Este ano, em sua sede social, a diretoria comemorou os 81 anos da agremiação com uma deliciosa feijoada e o lançamento do livro "Na Saga do Autinho do Amor , de autoria do escrito e historiador" José Octávio de Arruda Mello.

Francisco Di Lorenzo Serpa
Membro da API, UBE e APP
falserpa@oi.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui