Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você Lembra de Riva? - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Causos & Lendas do Nosso Futebol: Você Lembra de Riva?



No dia 23 de novembro de 1961, na pacata e pequena cidade de Paracatu, interior de Minas Gerais, nasceu Riva Barbosa de Brito, o popular “Riva”. Ainda garoto, ele passou a jogar nas categorias de base existentes na época, precisamente nos times do Paracatu Atlético Clube, Santana Esporte Clube e no União Esporte Clube, equipes de sua cidade natal.
As suas habilidades com a bola, notadamente o domínio com a perna esquerda, chamou a atenção dos treinadores, que  o levaram ao futebol profissional, iniciando a sua vitoriosa carreira na equipe do Nacional de Uberaba, importante cidade das Minas Gerais. Em seguida, com mais segurança e experiência, Riva passou a dar alegria aos torcedores de vários estados desse país de dimensão continental.
No Nacional de Uberaba, Riva foi campeão da disputadíssima segunda divisão do campeonato estadual de Minas Gerais; era o ano de 1982. Daí em diante as portas foram se abrindo em várias equipes. O nosso habilidoso ponta esquerda jogou no Guarani de Divinópolis, interior de Minas, no  Vitória da Bahia, no Joinville de Santa Catarina, ABC de Natal e no CRB das Alagoas. Em todas essas equipes o nosso homenageado, desenvolveu o futebol denominado de arte, com dribles desconcertantes, lançamentos precisos e visão de jogo.
Mas o destino queria,  para a nossa alegria, que esse mineiro viesse mostrar as suas habilidades no estado da Paraíba, conquistar títulos de campeão e dar alegrias aos paraibanos. Em nosso solo ele vestiu a camisa do Treze futebol Clube, do Botafogo Futebol Clube e do Auto Esporte, sendo campeão pelos dois alvinegros.
Até os dias atuais, os torcedores recordam com um pouco de saudosismo as jogadas, bonitas, objetivas e ofensivas daquele ponta esquerda, que nas tardes de domingo alegrava os torcedores nas arquibancadas do Presidente Vargas, do Amigão e do Almeidão.
Com a camisa alvirrubra do Auto Esporte Clube, Riva se despediu do futebol profissional, e com a sua família permaneceu residindo em nossa cidade, onde possui grandes amigos e é reconhecido nas ruas pelos amantes do futebol.  
Para nós, torcedores, cronistas e desportistas, ficou a certeza que Riva Barbosa de Brito, o popular Riva, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Francisco Di Lorenzo Serpa
Membro da API, UBE e APP
falserpa@oi.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui