Causos & Lendas do Nosso Futebol: DEZ REGISTROS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL

•    Em 26 de outubro de 1863,  em Londres, dirigentes de clubes se reuniram e fundaram a FA – Football Association, criando e padronizando as primeiras regras do futebol, ao mesmo tempo tornando-o um esporte oficial.
•    Em 30 de novembro de 1872, ocorreu o primeiro jogo entre seleções de países, na cidade de Glasgow, entre os selecionados da Escócia e a Inglaterra. Este jogo terminou empatado em 0 x 0.
•    No dia 15 de abril de 1895 ocorreu o primeiro jogo de futebol no Brasil, realizado em São Paulo, onde funcionários ingleses das empresas Cia . Ferroviária Railway de São Paulo, e Cia. Paulista de Gás se enfrentaram.
•    Em 21 de maio de 1904 com a participação de 07 (sete) países foi fundada a atual FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado. Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça são os signatários da histórica ata de fundação.
•    No dia 13 de julho de 1930, o presidente da FIFA, Monsieur Jules Rimet, idealizou uma competição com caráter mundial. Foi criada então a Copa do Mundo, disputada pela primeira vez em 1930, no Uruguai, tendo o anfitrião como campeão e a Argentina como vice.
•    Em 23 de outubro de 1940, nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais, o maior e melhor jogador de todas as épocas, Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Ele marcou 1.283 gols  e foi campeão do mundo 05 vezes, duas pelo Santos Futebol Clube e três pela seleção brasileira.
•    No dia 04 de maio de 1949, depois de realizar uma partida amistosa em Lisboa, contra o Benfica, o Torino, tetracampeão da Itália, sofreu um acidente aéreo, no qual morreu toda a base da seleção italiana, que jogaria a copa de 1950 no Brasil.
•    Em  24 de maio de 1964, na cidade de Lima, Argentina e Peru se enfrentaram no Estádio Nacional, partida valendo a classificação para os jogos Olímpicos de Tóquio, quando o árbitro resolveu anular um gol peruano, gerando grande revolta na torcida, que resolveu enfrentar a polícia local. Tendo ao final ocorrido uma tragédia, com um saldo de 500 pessoas feridas e 320 mortos.
•    No dia 21 de junho de 1970,  na cidade do México, o Brasil venceu a seleção italiana  por 4 x 1, na disputa da copa do mundo. Por conquistar o tricampeonato, foi a nossa seleção premiada em definitivo com a conquista da Taça Jules Rimet, que foi erguida pelo capitão Carlos Alberto Torres e exibida por televisão para o mundo. Infelizmente, ela foi “roubada” da sede da nossa entidade maior, derretida e vendida. Hoje há uma réplica em seu lugar.
•    Em 27 de maio de 2015, em Zurique, Suíça, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, juntamente com mais seis dirigentes da FIFA, é preso em um hotel de luxo onde participaria de um congresso que elegeu Joseph Blatter para mais um mandato na presidência.  O dirigente brasileiro é acusado de receber propinas de milhões de dólares em contratos de marketing relacionados à venda de direitos de TV da Copa América e da Copa do Brasil em suas edições de 2013 até 2022. As investigações também atingem o seu antecessor, Ricardo Teixeira, e o seu sucessor, Marco Polo Del Nero. Este último, vergonhosamente, deixou de viajar ao exterior para não ser preso.

Francisco Di Lorenzo Serpa
Membro da API, UBE e APP
falserpa@oi.com.br
Share on Google Plus

Inicio Joao Henrique

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador