Arquidiocese da Paraíba lamenta cenas de intolerância religiosa e racismo na FPF - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Arquidiocese da Paraíba lamenta cenas de intolerância religiosa e racismo na FPF

Santa foi arrancada da mesa da presidência da FPF (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)
Arquidiocese da Paraíba lamentou nesta segunda-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, as cenas de intolerância religiosa e racismo registradas na semana passada dentro da sede da FPF. No ato em que o vice-presidente Nosman Barreira invadiu a entidade e tentou se declarar presidente, uma assessora do dirigente (que seria irmã dele) arrancou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que estava na mesa da presidência e a chamou de “neguinha macumbeira”. Para a Arquidiocese, o episódio é um flagrante ato de desrespeito
A instituição que representa a Igreja Católica na Paraíba registrou que Nossa Senhora Aparecida é para os católicos a Padroeira do Brasil. E que o caso se torna ainda mais grave porque o ato acontece no ano em que a Igreja comemora 300 anos da apariação da imagem no Rio Paraiba, localizado no interior de São Paulo.
Além deste ponto, a assessoria de imprensa da Arquidiocese enumera outros dois fatos que tornam o episódio grave para além da população católica: a forma pejorativa com a qual o termo “neguinha” foi usado demonstra “total preconceito com as pessoas negras” e a flagrante “intolerância religiosa com outros credos”.
“A Arquidiocese da Paraíba lamenta o ocorrido na sede da Federação Paraibana de Futebol. A intolerância religiosa deve e tem que ser evitada. Todos devem viver harmoniosamente, respeitando as individualidades e as crenças de cada religião”, destaca ainda.
Entenda o caso
O vice-presidente Nosman Barreiro chegou à Federação Paraibana de Futebol por volta das 16h de quinta-feira acompanhado de seu advogado e de alguns aliados, dizendo que iria tomar posse como novo presidente da FPF. A confusão, como não poderia ser diferente, foi generalizada. E os aliados do presidente Amadeu Rodrigues reagiram.
De acordo com Nosman Barreiro, o presidente deveria ter lhe passado o cargo quando viajou para a França, para onde foi como chefe da delegação da CBF no Torneio de Toulon, disputado pela Seleção Sub-20. Como isso não aconteceu, a entidade teria ficado acéfala, de forma que ele poderia requerer o cargo que tinha ficado vago.
Em meio ao tumulto, uma aliada de Nosman se indignou com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que estava posta na mesa da presidência.
O episódio foi praticado por uma aliada de Nosman Barreiro. Há desencontro de informações sobre ela ser secretária ou irmã do vice-presidente - ou as duas coisas. Fato é que o tempo todo, durante o tumulto, ela esteve apoiando o ato do dirigente e, por vezes, o orientando sobre o que ele devia dizer à imprensa.
Nosman estava sentado à mesa de presidente da FPF, onde já havia identificado a imagem de Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos como a padroeira do Brasil, santa da qual o presidente Amadeu Rodrigues é devoto. Antes que Nosman iniciasse o seu pronunciamento, a sua aliada fez questão de retirar a imagem, que estava presa à mesa com fita adesiva. Nosman, aparentemente, até tentou impedi-la. Mas não conseguiu. E enquanto ela se desvencilhava do símbolo religioso, deixava claro, falando em voz alta, que não queria que a santa aparecesse ao lado de Nosman em seus primeiros instantes como suposto presidente.
No momento mais grave da cena, ela disparou:
    - Vamos tirar ela daqui. Porque... ela aqui não. Não, deixa ela aqui atrás. A gente só adora uma coisa: Deus. Deixa ela aqui. Tá repreendido. Botaram a neguinha macumbeira pra cá. 

Globo Esporte PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui