Você pode ser um NETO CARAÚBAS - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

domingo, 2 de abril de 2017

Você pode ser um NETO CARAÚBAS

De acordo com a estimativa do IBGE, o Brasil chegou a 206.000.000 de habitantes distribuídos em cerca de 5.500 municípios pelos 8.516.000 km2 de sua área continental. Numa nação com essas dimensões a escolha de 19 especialistas em qualquer área do conhecimento humano é sempre uma tarefa difícil. Imagine quando esta missão diz respeito à seleção de atletas para a modalidade esportiva mais popular do país e do mundo: O FUTEBOL.
O pequeno município de Caraúbas nos últimos dias viveu uma surpresa positiva quando da convocação de um de seus filhos, o atleta NETO CARAUBAS, para a SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL. O nome dele imediatamente repercutiu nos noticiários e as pessoas passaram a conhecer um pouco mais sobre a vida deste cidadão de vida discreta e muito menos badalada do que poderia ser por sua trajetória no futebol brasileiro.
O acontecimento ganhou contorno mais extraordinário porque NETO CARAÚBAS foi o único convocado para a seleção brasileira que possui idade superior a 29 anos e ainda está na condição singular de ser o único atleta repetido em 2 elencos anunciados pelo treinador PC Oliveira para os amistosos contra as seleções da Argentina e da Bolívia.
Muitas estão sendo as explicações apresentadas para a convocação do caraubense para a seleção brasileira. A mais comum tem sido a afirmativa de quem conhece a conduta de Neto dentro e fora de quadra. Neste caso dizem logo que “Neto joga demais e é um líder em qualquer equipe que passou”. Noutro lugar poderá tem uma voz a falar “foi sorte”. Os evangélicos têm lembrado a sua religiosidade e afirmado que “isso é obra de Deus”. Ainda existem aqueles que defendem que “foram às boas amizades que ele fez no mundo do futebol”.
O interesse desta matéria não é a discussão deste aspecto. O que é pretendido aqui é apontar para o efeito motivador que o acontecimento tem sobre os sonhos de tantos rapazes e moças do interior deste país gigantesco que pensam em fazerem suas carreiras por quaisquer modalidades esportivas ou mesmo em atividades profissionais as mais diversas. Alguns apresentam potencialidades, mas desistem por conta de uma construção de um imaginário secular imposto pelos grupos dominantes que incutiu a idéia que o centro do mundo é na Europa, o centro da América é nos EUA e o centro do Brasil é no Sudeste. Ora, se o mundo é redondo a praça do meio do mundo pode ser em qualquer lugar. Inclusive em Caraúbas.
É essa a mensagem que fica: YES, WE CAN lá nos States e aqui no RN. No entanto, tanto lá quanto cá, a ponte entre o sonho e a conquista é uma vida focada na meta, a dedicação para aperfeiçoar os seus dons, a capacidade autocritica para corrigir os seus defeitos e se reinventar, a firmeza para levantar mais fortes com as aprendizagens depois das quedas, a capacidade de estabelecer as redes de relacionamentos com pessoas que lhe ofereceram conhecimentos novos e relações cooperativas; e finalmente um nível de espiritualidade que torne possível compreender que o seu papel numa atividade é um ponto na grande teia de relações que unem cerca de 7 bilhões de seres humanos.
Se pensar, quiser, lutar, aprender e se relacionar você também poderá ser um NETO CARAÚBAS e surpreender a si e ao seu povo com atitudes e atividades que melhoraram a sua vida e a da sua sociedade.

RN167

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui