Entenda as muitas mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2018; competição ficará elitizada - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Entenda as muitas mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2018; competição ficará elitizada


O formato, decidido nesta terça-feira, terá 16 clubes novamente, com quatro grupos de quatro equipes. Atualmente são 20, o que baixou o nível de público, renda e técnico.
As vagas serão assim distribuídas para a edição 2018:
Todos os campeões estaduais (nove times);
Vice-campeões estaduais de Bahia, Pernambuco e Ceará (três);
Vencedores de uma fase prévia, chamada Pré-Nordestão. Participarão os seis outros vice-campeões, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambucano. Daí saem quatro equipes, formando os 16 participantes.
Para 2019 há mudanças importantes.
Continuam classificados os nove campeões estaduais. Bahia, Pernambuco e Ceará seguem com outra vaga automática, mas não serão mais os vices e, sim, os times desses estados em melhor colocação no ranking nacional, totalizando 12 equipes. As outras quatro vagas vindas do Pré-Nordestão serão disputadas num mata-mata com oito equipes. Essas oito vão obedecer o seguinte critério: os melhores colocados de cada estado (menos Ceará) também pelo ranking nacional.
A adoção do ranking nacional para boa parte das vagas (sete, quase metade) elitiza a competição e elimina o critério técnico puro da temporada anterior, deixando muito mais complicada a possibilidade de uma equipe menor participar. Um exemplo claro disso: Fortaleza ou Ceará podem ficar em sétimo lugar no estadual mas, pelo ranking, estarão na Copa do Nordeste sem qualquer problema.
Assim, com a justificativa da melhora técnica, de renda e de público – que também pode ser considerada legítima – os clubes grandes da região Nordeste mandam uma mensagem clara: fazem com os pequenos da região o mesmo que acusam sofrer do “eixo”. Passam de oprimidos nacionalmente para opressores.
Em tempo: como oficialmente a CBF ainda não se manifestou, correções podem ser feitas até a divulgação final, que deve ocorrer nesta semana. As informações acima foram conseguidas com dirigentes cearenses que participaram da reunião.

Opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui