Vanderlei Cordeiro acende pira e abre Jogos Olimpicos em festa de beleza e ecologia - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 6 de agosto de 2016

Vanderlei Cordeiro acende pira e abre Jogos Olimpicos em festa de beleza e ecologia

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima acendeu a pira olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro, em um dos momentos mais aguardados da cerimônia de abertura no estádio de Maracanã, na noite de sexta-feira.
A tocha entrou no estádio com o ex-tenista Gustavo Kuerten, que, emocionado, a entregou para Hortência, ex-jogadora de basquete. Ela, então, passou a tocha para o ex-maratonista acender a pira.
Vanderlei, de 47 anos, ganhou a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas-2004, depois de ter sido agarrado por um ex-padre irlandês enquanto liderava a prova.
Após o incidente, o brasileiro perdeu ritmo na corrida e terminou na terceira colocação. Além da medalha de bronze, Vanderlei, que comemorou muito o resultado apesar do incidente, ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, maior condecoração de concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).Pelé afirmou nesta semana ter sido consultado para acender a pira, porém, mesmo após liberação médica e de patrocinadores, o tricampeão mundial com a seleção brasileira decidiu não participar do evento por causa de um problema físico. Ele ainda passa por fisioterapia após cirurgia realizada no quadril no fim do ano passado, em Nova York.
Pira na Candelária
Depois de acesa no Maracanã, a chama foi transportada até a Candelária, onde um garoto de 14 anos, Jorge Gomes, que treina atletismo na Mangueira, acendeu o símbolo dos Jogos no Boulevard Olímpico, região do porto do Rio.
Coroando a pira olímpica da Rio 2016 está uma escultura cinética do norte-americano Anthony Howe que representa o sol e se movimenta com o vento.
Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a cidade-sede terá duas piras, uma dentro do Maracanã e outra na Candelária.
A tocha olímpica percorreu mais de 26 mil quilômetros e passou por 325 cidades do Brasil em 95 dias, sendo conduzida por cerca de 12.500 pessoas.

Extra

Agencia Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui