Causos & Lendas do Nosso Futebol: O Homem leal em todos os sentidos


Nascido na cidade portuária de Cabedelo, o desportista Genival Leal Meneses até o nome possuía um dos maiores atributos que um ser humano pode ter, seja de nascença ou adquirido posteriormente, a lealdade.
E o senhor Genival era leal a todos, aos seus familiares, aos amigos e ao futebol paraibano, sacerdócio que abraçou ainda jovem as peladas das então praias desertas de Cabedelo, cidade onde morava e jogava na posição de goleiro. Depois vieram os torneios internos no Colégio Marista Pio X, dai em diante aquele jovem não parou mais, sempre se envolvendo na administração e organização do futebol de nossa terra.
E foi essa dedicação, zelo, lealdade, honestidade e empenho que fizeram com que Genival Leal de Meneses chegasse ao cargo de presidente da conturbada e sofrida Federação Paraibana de Futebol, órgão máximo do nosso estado. Entidade que comandou por várias gestões seguidas e alternadas, tornando respeitada e com credibilidade.
Genival atravessou e vivenciou várias fases do nosso futebol, vendo-o ser jogador no antigo campo do Cabo Branco, no prazeroso campinho da Graça e no Olímpico do Boi Só em João Pessoa; nos campos Presidente Vargas e Plínio Lemos, na belíssima Campina Grande. Por ultimo acompanhou de perto a construção e inauguração dos atuais estádios Almeidão e Amigão.
Aliás o atual prédio da Federação Paraibana de Futebol, hoje localizado na Rua Deputado Odon Bezerra, Centro, foi um sonho antigo concretizado em sua austera e profícua administração que contava sempre com ajuda e admiração dos amigos em especial dos presidentes da Federação Pernambucana de Futebol e do Almirante Heleno Nunes, este último da antiga CBD-Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF.
E como das bocas e enraizadas árvores só colhemos bons frutos, aquela cidadão legou ao estado vários filhos desportistas que jogaram em nossos clubes profissionais, Botafogo e Santos de Tererê e treinaram várias gerações de atletas de futebol de salão no antigo Esporte Clube Cabo Branco.
Ficando a certeza, em nossos corações, Genival Leal de Meneses escreveu, com linhas douradas e perpetuas o seu nome na história do futebol paraibano.

Francisco Di Lorenzo Serpa
Membro da API, UBE e APP
falserpa@oi.com.br


Share on Google Plus

Inicio Joao Henrique

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador