FPF confirma o saldo de gols como critério de desempate no mata-mata do Paraibano

Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com
Depois de uma semana de incertezas, a Federação Paraibana de Futebol emitiu nesta segunda-feira um parecer que trata dos critérios de desempate para as fases de mata-mata do Campeonato Paraibano e explicou que o saldo de gols será mesmo o primeiro critério de desempate em caso de número de pontos iguais na soma dos dois jogos.
A polêmica se instaurou depois que o Botafogo-PB apresentou uma nova interpretação para o Artigo 11 do regulamento do Campeonato Paraibano, que fala que os clubes de melhor campanha na soma de todas as fases “jogarão por dois resultados iguais em pontos ganhos”. Segundo o Belo, isto significaria dizer que estes clubes de melhor campanha não precisariam se preocupar com o saldo, mas apenas com o número de pontos.
A tese botafoguense abria brecha para, por exemplo, o Botafogo perder do Sousa por 3 a 0 no primeiro jogo do mata-mata e na volta vencer por apenas 1 a 0 para ainda assim se classificar. A FPF, contudo, rejeitou esta tese.
No parecer, o diretor jurídico da FPF, Marcos Souto Maior Filho, esclarece que a dúvida foi criada por conta de uma inconsistência na redação dos artigos 11 e 14, mas ponderou que, como o Artigo 40 do mesmo regulamento dá direito à Federação decidir sobre pontos omissos, a entidade destacou que "impõe fixação dos critérios do Artigo 14 como a regra específica para tratar dos critérios de desempate" do Campeonato Paraibano.
O documento diz ainda que "a norma especial (art.14) deverá prevalecer ante ao critério da especialidade, (...) já que as normas dos artigos 11, 12, 13 e 14 não excluem a aplicação das postas no art. 14 do mesmo regulamento".
Segundo o Artigo 14, portanto, os critérios de desempate em caso de empate em número de pontos vai ser, em cada fase, maior número de vitórias e depois saldo de gols.
Parte do parecer da FPF em que confirma a prioridade pelo Artigo 14 (Foto: Reprodução/FPF)
Em despacho enviado junto ao parecer, o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, acata a decisão e manda a diretoria técnica da entidade comunicar todos os seis clubes interessados das decisões.

Por GloboEsporte.com
João Pessoa
Share on Google Plus

Inicio Joao Henrique

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador