F1: Em treino com pancada de Kvyat, Nico supera Hamilton e é o pole no Japão, Massa larga em 5º - Esporte do Vale

Ultimas

Esporte do Vale

O Portal de Esportes do Vale do Sabugi

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Ads

Responsive Ads Aqui 2

sábado, 26 de setembro de 2015

F1: Em treino com pancada de Kvyat, Nico supera Hamilton e é o pole no Japão, Massa larga em 5º

Nico Rosberg, entre Lewis Hamilton e Valtteri Bottas: os três primeiros do treino classificatório (Foto: Getty Images)
Depois de ser completamente surpreendido pela Ferrari de Sebastian Vettel em Cingapura, Lewis Hamilton precisará se concentrar agora na disputa interna contra Nico Rosberg se quiser resgatar a boa fase nesta temporada. O atual campeão da Fórmula 1 não conseguiu acompanhar o ritmo do companheiro e precisou se contentar com o segundo lugar no grid de largada do GP do Japão. Rosberg, por sua vez, repetiu o seu resultado no treino de Suzuka do ano passado e cravou a pole - apenas a segunda do alemão em 2015 (veja o vídeo acima).
Em um treino marcado por um grande susto no final do Q3, quando o russo Daniil Kvyat perdeu o controle da RBR em uma curva e se chocou fortemente contra a barreira de pneus, o domínio da Mercedes relegou para segundo plano a disputa entre Williams e Ferrari. Quem levou a melhor foi o finlandês Valtteri Bottas, que sairá em terceiro, logo à frente do alemão Sebastian Vettel, pole e vencedor da etapa da última semana. Felipe Massa garantiu o quinto lugar, superando a Ferrari de Kimi Raikkonen, enquanto o xará Felipe Nasr foi eliminado ainda no Q1, apenas em 18º.
Em sua primeira tentativa de volta rápida no Q3, Kvyat abusou da confiança e perdeu o controle da RBR na saída da curva 10, rodando na pista e batendo de traseira contra a barreira de pneus (veja o vídeo abaixo). O russo terminou a atividade sem marcar tempos e largará em 10º, atrás do mexicano Sergio Perez, da Force India. O companheiro Daniel Ricciardo sairá em sétimo, atrás da Ferrari de Raikkonen e à frente da Lotus de Romain Grosjean. A TV Globo transmite o GP do Japão ao vivo na madrugada deste domingo, a partir das 2h (de Brasília).
O TREINO
Q1

Na saída dos boxes, Nico Rosberg relatou uma falha no motor da Mercedes, o mesmo utilizado no GP da Itália. O problema não voltou a se manifestar, e o alemão logo assumiu o topo da tabela. Mas o companheiro Hamilton assumiu a ponta, com 1m33s595, e depois confirmou a liderança, ao cravar 1m32s844. Mesmo com compostos duros, mais lentos, as Flechas de Prata confirmaram o domínio visto pouco antes, no terceiro treino livre.
Na disputa pelas outras posições, Massa, também com pneus duros, emplacou a Williams em terceiro, mas logo foi desbancado pelo companheiro Bottas. Discreta durante os treinos livres, a Ferrari foi para a pista faltando apenas sete minutos para o fim do Q1. Raikkonen cravou o terceiro tempo e Vettel ficou em quinto, atrás de Bottas e à frente de Massa. O "Homem de Gelo" conseguiu manter a posição até que o cronômetro fosse zerado, mas o alemão, vencedor do GP de Cingapura, no último domingo, terminou em sétimo.
As equipes intermediárias começaram a apelar para os pneus médios, com o objetivo de garantir presença na segundo parte do treino. Com a Lotus de Grosjean em quinto, Felipe Nasr caiu para a zona de corte, em 18º. O companheiro do brasileiro na Sauber, Marcus Ericsson, que havia escapado da pista e parado na barreira de pneus durante a atividade, terminou em 17º, também eliminado. Quem resistiu bravamente foi Fernando
Alonso, que emplacou a McLaren-Honda na 15ª posição, garantindo que os fãs da montadora japonesa pudessem contemplá-la também no Q2. Com poucos segundos para o fim do Q1, o jovem Max Verstappen ficou atravessado com sua STR no meio da pista, em uma posição perigosa no Hairpin, provocando uma bandeira amarela no local. O caçula da Fórmula 1 já havia garantido o oitavo melhor tempo, mas o problema o impediu de continuar no treino, e o carro foi retirado da pista por um trator.
Eliminados: Button, Ericsson, Nasr, Stevens, Rossi
Avançaram para o Q2: Hamilton, Rosberg, Raikkonen, Bottas, Grosjean, Ricciardo, Vettel, Verstappen, Kvyat, Massa, Maldonado, Sainz, Perez, Hulkenberg, Alonso
Q2
Rosberg assumiu a liderança logo no início da segunda parte, com 1m32s632 e pneus médios. Hamilton não conseguiu desbancar o companheiro e ficou em segundo, apenas 0s1 atrás. Massa surgiu em terceiro, e Bottas era o quarto, quando Raikkonen desbancou o brasileiro e se posicionou logo atrás das Mercedes. O alemão Vettel não apresentou o mesmo rendimento e ficou em sexto, atrás das duas Williams.
Alonso foi para a pista com poucos minutos restantes e tentou extrair todo o potencial da McLaren, mas acabou eliminado em 14º. Nico Hulkenberg ficou fora do Q3, ao contrário do companheiro Sergio Perez, que foi o oitavo, entre as RBR de Ricciardo e Kvyat. Em 13º, Maldonado também não teve a mesma sorte do outro titular da Lotus, Grosjean, que garantiu passagem para a sequência do treino ao cravar o décimo tempo.
Eliminados: Hulkenberg, Sainz, Maldonado, Alonso, Verstappen (não participou)
Avançaram para o Q3: Rosberg, Hamilton, Raikkonen, Massa, Bottas, Vettel, Ricciardo, Perez, Kvyat, Grosjean
Q3

RBR de Daniil Kvyat ficou em pedaços após forte acidente em treino classificatório em Suzuka - GP do Japão (Foto: Reprodução)
As duas Mercedes não perderam tempo e foram as primeiras a ir para a pista, acompanhadas pela RBR de Daniel Ricciardo. Mas a disputa pela pole parecia estar mesmo restrita às Flechas de Prata, com Rosberg novamente em primeiro (1m32s584), e Hamilton em segundo (+0s076). Bottas tirou Ricciardo da terceira posição, seguido por Vettel e o companheiro Massa. O australiano da RBR caiu para sétimo, atrás de Raikkonen e à frente da Lotus de Grosjean.
Para os últimos minutos do treino, os pilotos apostaram em novos jogos de pneus. Kvyat rodou na pista e bateu de traseira na barreira de pneus da curva 11, provocando bandeira vermelha a pouco mais de 30 segundos para o fim do treino. O piloto saiu ileso, apesar da intensidade da pancada, e a direção de prova decretou o encerramento da atividade, confirmando a pole position para Nico Rosberg - a segunda do alemão nesta temporada. 


Por GloboEsporte.com
Suzuka, Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve após ser analisado pelo administrador

Publicar anúncio principal

Responsive Ads aqui